Marketing digital: como atrair mais clientes para loja física

Por Thaís Bortolozzo 01/06/2017 - 19:56

O acesso à internet faz parte da rotina de 58% dos brasileiros. Com a facilidade em acessar a web a qualquer hora em qualquer lugar, este número cresceu mais de 10% nos últimos dois anos. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), são 244 milhões de dispositivos móveis conectados, o que leva o país ao topo da lista mundial em tempo de navegação (cada usuário passa, em média, 3h30 conectado). As redes sociais encabeçam os sites mais acessados pelos brasileiros.

Esta expansão da conectividade acarretou mudanças no comportamento de consumo, o que gera a necessidade de ajustes na forma como as empresas se comunicam com seu público-alvo no ambiente digital.

De acordo com o Google, 82% dos consumidores pesquisam antes de realizar uma compra, mesmo em lojas físicas. Quando localizam facilmente a informação que procuram, podem comprar até oito vezes mais. Tais dados reforçam a importância do marketing digital e o consolidam como um recurso não exclusivo para o segmento de e-commerce.

Através da internet é possível expandir os negócios físicos de curto a médio prazo e com baixo custo. Para isso, é preciso ter presença digital de forma profissional. Empresas que desenvolvem um bom trabalho com estratégia e geração de conteúdo são capazes de atrair novos clientes para sua loja.

É preciso, antes de tudo, entender que o perfil do consumidor mudou. Além de comparar preços, ele busca referências de credibilidade, qualidade e experiências de outros consumidores. Atender a estas expectativas é um grande desafio para o empresário de loja física, já que compete diretamente com lojas virtuais que, em sua maioria, desenvolvem um trabalho primoroso na web.

Se você deseja ampliar suas vendas utilizando a internet, comece refletindo sobre os seguintes pontos: Que tipo de informação você está disponibilizando sobre seus produtos? A comunicação que a sua empresa estabelece é baseada em confiança ou apenas em obter lucro? Você já desenvolve um trabalho na internet? Se sim, o que faz é suficiente para obter bons resultados?

Nestes tempos em que a internet se torna a principal fonte de informação, o marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável. E são tantas as possibilidades e recursos que seria impossível falar sobre todas elas em um único artigo.

Para tornar este assunto mais dinâmico e completo, a cada semana abordaremos um novo aspecto deste poderoso recurso para conquistar e converter a sua audiência. No próximo artigo, abordarei a produção de conteúdo relevante para mídias sociais.

Se você quer aprender mais sobre marketing digital, não deixe de acompanhar esta coluna.

 

*Thaís Bortolozzo é formada em jornalismo e pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação. É sócio-proprietária da agência Gridcom e atua nas áreas de comunicação e marketing digital há mais de 10 anos.