Como utilizar e-mail marketing

Por Thaís Bortolozzo 05/07/2017 - 19:40

É comum encontrar em sites e blogs um formulário para cadastro de e-mail, seja para obter descontos, participar de sorteios ou receber novidades sobre determinado assunto.

Hoje iremos abordar a forma como as empresas lidam com sua base de e-mails.

Quando alguém se dispõe a fornecer seu endereço eletrônico através de um formulário, significa há algum interesse por seu negócio, produto ou serviço. Manter, estimular ou minar esse interesse vai depender exclusivamente da forma como você, empresário, utilizará este recurso chamado e-mail marketing (caráter comercial) ou newsletter (caráter informativo) a seu favor. 

Tudo começa no cadastro de e-mails ou captação de leads, termo utilizado por profissionais de marketing digital. De nada adianta almejar esta base se não houver algo para oferecer, informar e agregar. Portanto, tenha um planejamento para seus próximos passos relativos a comunicação com este público.

Quando o assunto é e-mail marketing as empresas se dividem basicamente em quatro grupos. O primeiro cria uma base de cadastrados, mas nunca se comunica com ela. O segundo pode até acertar no conteúdo, mas envia e-mails muito ocasionalmente, de forma que não é possível criar um relacionamento com a audiência. Já o terceiro utiliza o recurso em excesso, bombardeando a caixa de entrada dos clientes e tornando-se incomodo. Logo será tratado como spam e notará um grande número de descadastros na base. O quarto grupo, por sua vez, se comunica de forma adequada, pois está atento ao tipo de conteúdo que agrada o seu público e também a frequência de envio dos e-mails, que deve ser constante, porém não a ponto de incomodar. Este último grupo é o que tem maior potencial para obter resultados notáveis através do e-mail marketing.

Em qual destes grupos você deseja estar? Se a resposta foi no quarto grupo, há coisas que você precisa saber para utilizar o e-mail marketing ou newsletter de forma estratégica e eficaz.

Seria possível discorrer por horas sobre este assunto, mas ressalto que o objetivo desta coluna é tratar de conceitos básicos sobre os temas abordados. 

Para começar é preciso ter em mente que as pessoas devem se cadastrar de forma espontânea. Uma base saudável deve ser opt-in, termo utilizado para designar o indivíduo que autorizou determinada empresa a enviar e-mails para ele. Comprar base de terceiros não é uma prática recomendável. 

A invés disso, estimule as pessoas a se cadastrarem utilizando recursos como sorteios, desconto, entre outros, as chamadas iscas digitais. 

Todo e-mail enviado deve conter também a opção de opt-out, campo onde a pessoa clica para fazer o cancelamento do cadastro. Isso é imprescindível, pois todos têm o direito de deixar de receber um conteúdo se não o considerarem útil ou interessante.

É importante também utilizar alguma ferramenta profissional para disparo de e-mails, pois em caso de envio manual, os processos de envio e opt-out também precisarão ser feitos manualmente, o que dificulta a gestão.  

Produza um conteúdo rico que atenda aos interesses da sua audiência. Oferecer informação de qualidade é uma ótima estratégia para conquistar novos clientes. É claro que você também pode enviar as melhores ofertas da sua loja, novidades do site, informações sobre eventos e lançamentos, etc.

Por ser um canal que traz excelentes resultados muitas empresas acabam pecando pela demasia e enviam diversos e-mails por dia para uma mesma base.

A frequência adequada vai depender do seu segmento, produto, tipo de negócio (virtual ou físico) e inúmeros outros fatores. Para fins de teste e adaptações, comece enviando uma vez por semana e vá sentindo como seu público reage. Estes testes também irão mostrar o melhor horário para envio. É de suma importância mensurar os resultados como taxa de entrega, de abertura, cliques, taxa de conversão, entre outros, o que pode ser feito através da ferramenta Google Analytics. 

Se você quer criar esse relacionamento de forma profissional, conte sempre com o auxílio de uma agência ou profissional de marketing digital.

*Thaís Bortolozzo é formada em jornalismo e pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação. É sócio-proprietária da Gridcom Marketing Digital e atua nas áreas de comunicação e marketing há mais de 10 anos.