Como gerar conteúdo relevante para mídias sociais?

Por Thaís Bortolozzo 09/06/2017 - 10:39

As mídias sociais são um excelente canal para se comunicar com potenciais clientes. Mas será que você está se comunicando de forma adequada?

A internet é, sem dúvida, a principal fonte de informações dos brasileiros. Marcas que possuem inteligência para os negócios enxergam isso como uma oportunidade para gerar conteúdo relevante.

Quando você informa sua audiência sobre assuntos que interessam a ela, o processo de compra ocorre de forma espontânea e natural. Além disso, a chance deste cliente se tornar, de fato, um fã da sua marca e voltar a consumir seus produtos é largamente ampliada.

No marketing de conteúdo, o objetivo principal é atrair o público-alvo e envolvê-lo com sua marca. É gerar valor de forma com que haja uma percepção positiva do seu negócio, que influenciará diretamente na decisão de compra.   

Como produzir conteúdo relevante nas mídias sociais?

Para começar, é preciso ter em mente que a frequência é fundamental. Mantenha um diálogo constante com seu público, porém varie o discurso. Ver postagens que focam apenas em vendas o tempo todo pode ser entediante.

Outro passo importante é entender quais são os interesses, preferências e hábitos do seu target. Se você tem uma loja de calçados, por exemplo, é provável que seus clientes também se interessem por moda e beleza. Se é dono de uma academia, seu público certamente se atrai por conteúdos relacionados à alimentação e hábitos saudáveis.

Não consegue definir sozinho quais são esses interesses relacionados? Que tal perguntar para seus clientes? Faça uma enquete no Facebook ou uma pesquisa mais completa de byer persona (perfil semi-fictício do cliente de uma empresa, criado para ajudar a compreender melhor quem ele é e do que ele precisa).

O próximo passo é gerar conteúdo. E vou sugerir aqui apenas algumas ideias, pois as possibilidades são infinitas.

Você pode, por exemplo, publicar um breve texto explicando algum produto ou serviço da sua empresa, sempre com foco em educar. Uma clínica de estética pode falar sobre os benefícios da drenagem linfática, ou de possíveis tratamentos para rejuvenescimento facial.  É válido, inclusive, compartilhar conteúdos de terceiros, como blogueiros, pesquisadores e portais de conteúdo. Apenas se certifique sobre a qualidade das informações. Para publicar textos mais completos e sanar dúvidas, ter seu próprio blog é uma ótima opção.

Outro recurso interessante são as transmissões ao vivo do Facebook e Instagram. Porém, lembre-se de só utilizar esta ferramenta se de fato tiver algo relevante para mostrar.

Uma loja de cosméticos agradaria em cheio seus clientes fazendo uma live com passo a passo de maquiagem. Já a academia, que citamos anteriormente, pode promover um bate-papo de perguntas e respostas com uma nutricionista.

Por fim, é preciso interagir. Responda a comentários e mensagens diretas com agilidade, educação e simpatia. Cative as pessoas mostrando que você se importa com elas. Esteja preparado para receber dúvidas, elogios e críticas, e responda a todos com ética e profissionalismo.

Vale ressaltar que objetivo principal desta coluna é informar, abrir seus olhos para as possibilidades que a internet oferece para o seu negócio. Porém, isso não exclui a importância de sempre contar com o trabalho de profissionais de marketing digital, especialistas que conhecem as melhores estratégias para engajar e converter o seu público.

No próximo artigo, iremos tratar sobre a captação de leads e disparo de e-mail marketing. 

 

*Thaís Bortolozzo é formada em jornalismo e pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação. É sócio-proprietária da agência Gridcom e atua nas áreas de comunicação e marketing digital há mais de 10 anos.