Pederneiras usa drones para mapear distritos industriais

O trabalho está sendo feito por meio da Fundação Unesp, contratada pela prefeitura para realizar todo o processo de regularização dos terrenos

Por Paulo Grange 01/02/2019 - 07:21

A Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, iniciou uma etapa importante do processo de regularização dos terrenos doados nos distritos industriais da cidade. Desde a última semana, equipe da Fundação Unesp contratada pelo município está mapeando os Distritos Fuad Razuk e Toufik Rachid Razuk com um drone de última geração capaz de fazer voos coordenados e captar imagens aéreas de alta definição sobrepostas em sequência.

Todo esse material, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Arlindo Falcão, será utilizado para mapear os terrenos dos distritos com exatidão e, a partir daí, solicitar aos órgãos competentes, como Sabesp, Cetesb, entre outros, as licenças necessárias para obter registro dos lotes no cartório.

"É um trabalho minucioso, mas que estamos fazendo em respeito às leis e ao acordo que temos com o Ministério Público (MP). Estamos na etapa final, fazendo o levantamento cartográfico dos terrenos nos distritos e, depois, solicitando as licenças para podermos documentar cada terreno", explica.

A prefeitura conta que se comprometeu a iniciar essa regularização porque o MP entendeu que a doação de lotes foi feita indevidamente por governos anteriores. As 226 empresas beneficiadas com a doação de 355 lotes nos dois parques industriais foram notificadas do início do processo de regularização.

Até o momento, dezenas de lotes já foram retomados por meio de decreto municipal. Todo o trabalho de regularização realizado pela prefeitura está sendo executado pela Fundação Unesp, empresa contratada por meio de licitação, e sendo acompanhado de perto pelos vereadores e Promotoria de Justiça.

"O que estava paralisando o desenvolvimento da nossa cidade, há anos, por causa de doações irregulares, já foi destravado. Agora sim estamos ofertando espaço, através de licitação, a quem realmente quer construir, gerar empregos e desenvolver o município", ressalta o prefeito Vicente Minguili (MDB).

TRANSPARÊNCIA

Para dar transparência à regularização, a prefeitura revela que, além da realização de audiências públicas, foram criados o Fundo Municipal de Regularização Fundiária e um Conselho Municipal para tratar de casos específicos. O processo teve início pelos Distritos Fuad Razuk e Toufik Rachid Rakuk, mas abrangerá todos os demais distritos industriais de Pederneiras.

 

Técnicos da Fundação Unesp estão mapeando os distritos industriais com drone de última geração; objetivo é levantar todas as áreas para fazer a regularização
foto: Divulgação