Bauru usa aplicativo para combater a dengue

Município apresenta essa e outras iniciativas tecnológicas no Fórum de Cidades Digitais em Garça, na próxima semana

Por Paulo Grange 02/06/2019 - 21:36

Bauru, no interior de São Paulo, registrou muitos casos de dengue na cidade desde o início do ano e viu na tecnologia uma oportunidade de melhorar a situação. A Prefeitura criou o aplicativo "Limpeza pra Valer", que pode ser usado pela população bauruense para denunciar terrenos abandonados e sujos, onde a dengue possa se proliferar. A iniciativa e as demais soluções tecnológicas que o município desenvolve serão apresentadas na próxima quinta-feira (06), em Garça, durante o II Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista. 

"As fotos para denúncias dos terrenos são enviadas pelo nosso sistema de documento eletrônico. Assim, tudo acontece de forma online, o que traz facilidade e agilidade.", explica Wellington Francisco da Silva, Gestor de Tecnologia da Informação na Prefeitura Municipal de Bauru. 

Com o sistema, diversos processos como revisão de Iptu, tributos e abertura de MEI também acontecem eletronicamente. Cerca de 70 serviços passaram a ser tratados dessa forma. "Nosso objetivo é melhorar a entrega do serviço oferecido para o cidadão, criar facilidade para interação entre o cidadão e a prefeitura e auxiliar para que alguns problemas possam ser resolvidos de casa mesmo.", pontua o Gestor de TI.

Para isso, o município tem atuado na reestruturação interna como na renovação de equipamentos, melhora de internet, entre outras ações.  Esse ano já recebeu um investimento de R$1.300.000,00 em equipamento para o Data Center. Desde o ano passado expandiu também a fibra óptica em 10KM, atingindo quatro pontos grandes, as secretárias de educação, meio ambiente, bem-estar social e cultura.

"Vejo nossa equipe e a própria Prefeitura em um processo de evolução. No momento, todos os envolvidos entenderam a necessidade de evoluir e está todo mundo bem focado nisso. Queremos entender os desafios da cidade para os próximos anos e criar ferramentas que ajudem esses problemas a serem resolvidos facilmente.", finaliza Silva.

Fórum de Cidades Digitais - Na próxima quinta-feira (06), os detalhes sobre o que Bauru tem feito em tecnologia serão apresentados durante II Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista, em Garça. Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Garça, o evento visa promover a interação entre gestores da região e contribuir com a modernização dos municípios. As inscrições para o encontro são gratuitas para servidores públicos pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/“Nosso objetivo é levar informação aos gestores públicos da região, casos de sucesso e soluções de mercado, com o intuito de aproximá-los do que há de mais promissor nas cidades digitais e inteligentes”, explicou o diretor da RCD, José Marinho. O II Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista tem o patrocínio do GOVBR e 1DOC, Inovadora Sistemas, InnovaCity, SoftPlan e Life Fibra.

Serviço
II Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista
06/06/2019, em Garça
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação | Endereço: Rua Padre Paulo de Toledo Leite, n FALTA BOLINHA 411 – Ferrarópolis, Garça (SP)
Abertura: 8h
Inscrições gratuitas para servidores públicos 
http://forum.redecidadedigital.com.br/garca/
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812