Secretaria da Saúde inicia cronograma de vacinação contra a raiva animal em Pederneiras

Vacinação é gratuita e seguirá por todos os bairros até o dia 3 de agosto

Por José Luiz H. Galazzini 03/07/2018 - 15:21

A Secretaria Municipal de Saúde realiza de hoje, 3 de julho, até o dia 3 de agosto a vacinação antirrábica nos cães e gatos do município. Serão 15 dias de campanha em todos os bairros de Pederneiras, incluindo distritos, zona rural e assentamentos.

Todos os animais, a partir de 3 meses de idade, precisam ser vacinados contra a raiva. Os donos de cães e gatos devem procurar o local de vacinação mais próximo de sua casa (veja cronograma com datas e locais AQUI). A vacinação é gratuita. A expectativa é de que 6 mil animais sejam vacinados.

Hoje, a vacinação já começou e está disponível das 8h às 11h no Posto de Saúde “Joaquim Cortegozo” (Postão) e no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”. No período da tarde, das 13h às 16h a vacinação estará disponível no Centro Comunitário do bairro Vicente Juliano Minguili e também no bairro Parque da Colina, na esquina das ruas Theodoro Franco da Rocha e Deolindo Veronez. Amanhã a vacinação segue para o bairro Cidade Nova.

O que é a Raiva?

A raiva é uma doença viral que geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus atinge o sistema nervoso central, podendo causar até a morte. Em humanos, os primeiros sintomas da raiva consistem em febre, dor de cabeça e mal estar geral.

Vale destacar que mesmo os animais domésticos devem ser levados para vacinação, pois, muitas vezes, o animal escapa para a rua ou tem contato com animais contaminados pela grade do portão. Isso é o suficiente para passar a raiva.

Serviço

A vacinação gratuita antirrábica será realizada em todas as regiões de Pederneiras entre os dias 3 de julho e 3 de agosto, seguindo o cronograma de bairros elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. Informações (14) 3283-1299.