Prefeitura de Jahu inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 2019

A vacinação é gratuita, e todos os cães e gatos saudáveis com pelo menos 3 meses de vida  devem ser vacinados

Por Paulo Grange 03/07/2019 - 18:09

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Epidemilógica e Departamento de Zoonoses, realiza no período de 12 a 20 de julho e 27 de julho a Campanha de Vacinação Antirrábica 2019 na zona urbana. Já na zona rural, a campanha se estende até 10 de agosto.

 A Secretaria de Saúde ressalta que, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não  isenta o Poder Pùblico da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos, e, por consequência, para a população humana. “Os cães devem ser conduzidos por maior de idade e porte adequados para o manejo do animal. Já os gatos devem ser transportados em segurança.

A vacinação é gratuita, e todos os cães e gatos saudáveis com pelo menos 3 meses de vida  devem ser vacinados a fim de prevenir a doença, pois é a única forma de prevenção. Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Vacinar o animal é um ato de amor e responsabilidade”, reforça a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif.

 A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, e é transmitida, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.












Surto de sarampo: Dia D de vacinação neste sábado na cidadePara os moradores de Jahu que ainda não se vacinaram contra o Sarampo, esta é a oportunidade de se imunizar. A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que, neste sábado (19/10), das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas. “A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo ocorre, este ano, de forma seletiva: para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos. Neste sábado, o público-alvo são as crianças, mas a campanha se estende até 25 de outubro. A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019. A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses, para gestantes e imunodeprimidos. Ressaltamos que a vacinação é extremanente importante, pois é a única forma de prevenção da doença”, reforça a secretária Interina de saúde, Márcia Nassif. O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após. Serviço: Dia D - Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo Data: 19/10 (sábado) Horário: das 8h às 17h Local: Unidades Básicas de Saúde Público-alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas.