Senac Jaú lança curso para os apaixonados pela arte de contar histórias

Além de trabalhar em escolas e bibliotecas, profissional também pode atuar em hospitais, centros culturais, livrarias, teatros e eventos

Por José Luiz H. Galazzini 04/07/2018 - 18:51

Contar histórias parece uma tarefa simples. Porém, efetuar a atividade com maestria não é para qualquer um e, por isso, o profissional contador de história tem conquistado cada vez mais espaço no mundo do trabalho. Além de  escolas e bibliotecas, ambientes costumeiros para o exercício da profissão, o contador também vem atuando em hospitais, centros culturais, livrarias, festas de aniversários, teatros e eventos.

Atento a esse cenário, o Senac Jaú lança o curso de curta duração Contador de Histórias. Com inscrições abertas, a capacitação estimula o participante a utilizar recursos da comunicação e expressão oral atrelado a técnicas básicas de leitura e narrativa fomentando a criatividade.

Recomendado para professores e bibliotecários de escolas públicas, que incorporam a prática pedagógica em sua função, e, também, para o público de forma geral, o curso é indicado, inclusive, para pais que buscam, a partir da narração de histórias, estimular em seus filhos o gosto pela leitura.

Segundo Priscila de Nadai Fonseca, coordenadora da área de eventos e lazer do Senac Jaú, “ouvir histórias desperta a imaginação, desenvolve o raciocínio, a reflexão e até a linguagem oral. Muitas crianças depois de escutar uma história sentem necessidade de contar para outras pessoas. As histórias ajudam a compartilhar valores, despertam sensibilidade e isto ajuda no desenvolvimento psicológico de quem a escuta”, explica.

A docente acrescenta que para ser um bom contador de histórias é preciso conhecer o tipo de narrativa que é mais indicado para cada faixa etária. “O profissional precisa saber prender a atenção do ouvinte; para isso, vale usar de recursos materiais, como fantoches, e comportar-se como se fosse o personagem, inclusive, usando uma entonação de voz diferente para cada um”.

Para mais informações sobre o título inédito Contador de Histórias e efetuar sua inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/jau.

Serviço:

Contador de Histórias

Data: de 7 a 28 de julho de 2018

Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas

Senac Jaú

Endereço: Rua São Sebastião, 145 - Chácara Braz Miraglia – Jaú/SP

Informações: www.sp.senac.br/jau