Região tem de Carnaval Caipira a show do sambista Luiz Ayrão

Região tem de Carnaval Caipira a show do sambista Luiz Ayrão

Por José Luiz H. Galazzini 05/02/2018 - 07:54

A folia na região se destaca principalmente nas cidades que são estâncias turísticas, mas a tradição é levada em consideração mesmo nesse período de cortes de custos nas finanças das prefeituras. A festa popular mais famosa do país movimenta muitas pessoas nesse período do ano seja para se divertir ou mesmo descansar no feriado. Barra Bonita aposta no sambista Luiz Ayrão, na Banda Monallizza com um dos melhores cover de Tim Maia para agitar a festa em novo local no kartódromo. A cidade de Torrinha tem a tradição do desfile dos bonecões, Brotas incentiva desfile de blocos, Dois Córregos fundiu Festa das Nações com show .

Em Torrinha, a tradição veio para ficar com desfile de blocos e bonecões. É o resgate de um carnaval que vem desde os anos 30 do século passado e faz sucesso nos últimos anos. Existe um diferencial, porque incorpora a produção artesanal dos bonecos feitos em armações de bambu e papelão. Cada ano novos personagens são incluídos. O número de blocos desfilando aumenta todo ano e de, acordo com a artista plástica Kátia Busato, neste ano não será diferente e pelo 10 blocos devem desfilar até a praça da igreja.

Divulgação
Sambista Luiz Ayrão é uma das principais atrações do Barra Folia 2018 em Barra Bonita

Há poucos quilômetros de Torrinha, em Brotas, também é estimada a presença de 16 mil pessoas nos quatro dias de Carnaval. A força são os desfiles de blocos: Força na Peruca, Mosquito e Abelhudos. O bloco Força na Peruca, que está completando 20 anos, foi  fundado por um grupo de amigos de Brotas, de São Paulo e de outras cidades, cresceu entre os amigos e familiares dos primeiros integrantes. O bloco, que se destaca pela bateria formada majoritariamente por mulheres e que tem a peruca como seu principal item de fantasia, espera desfilar neste ano com cerca de 250 pessoas. Com muitos turistas, geralmente amigos e familiares dos integrantes mais antigos, o Força, como é conhecido, canta em 2018 sua própria história.

 

 

 

 

Dois Córregos

 

Em Dois Córregos, a prefeitura decidiu incluir a programação da Festa das Nações junto com a de Carnaval. Uma das atrações é Negritude Junior no dia 10 de fevereiro. Há outros grupos musicais. Para economizar o evento também comemora os 102 anos de fundação do município.

 

 
Bloco do Gallo atrai os foliões e o desfile ocorre sempre há duas semanas antes do Carnaval

O Barra Folia 2018 de Barra Bonita já é bem conhecido na região. Por ser Estância Turística a prefeitura investe para atrair visitantes à cidade. Mas o Carnaval já começa duas semanas antes com desfiles de blocos, que atrai muito público. No último domingo, o Bloco do Gallo desfilou pelas ruas centrais e neste domingo (4) é a vez do Bloco do Machadão.

A festa é uma incorporação do Carnaval de blocos do Nordeste, principalmente da Bahia. O Bloco do Gallo por exemplo foi inspirado na ida de integrantes do bloco de Barra Bonita ao Carnaval de Salvador e Rio de Janeiro. "Sendo Barra Bonita uma cidade turística, e não tendo nada parecido na região, resolvemos fazer um bloco 15 dias antes das festividades de momo, levando como modelo os tradicionais blocos do Rio de Janeiro, resgatando as antigas marchinhas de Carnaval", consta na explicação do surgimento do bloco do Gallo. A primeira participação ocorreu em 7 de fevereiro de 2010 com 30 abadás. No ano seguinte, a ideia era levar o bloco pelas ruas do Centro de Barra Bonita, foi onde o bloco começou a ganhar uma identidade e tomou uma proporção maior. O Bloco do Gallo cresceu mais ainda depois de reverter a renda do bar para entidade filantrópica.

Mas no dia 10 de fevereiro está prevista uma série de atrações no Kartódromo. A prefeitura decidiu tirar o palco principal da avenida da Orla, porque causava muitos transtornos e concentrar em um local, de acordo com o assessor de imprensa  da prefeitura de Barra Bonita, Marco Machado. O sambista Luiz Ayrão é uma das principais atrações, nome consagrado da Música Popular Brasileiro (MPB), que já emplacou um hit famoso de Carnaval, o "Lencinho", em 2004. Outra novidade é a Banda Monalizza que já animou a festa da cerveja e tem o cantor  Tiago Girotto, como um dos melhores cover de Tim Maia. A animação da festa é da banda Fly By Night com participações da Bateria Nota 10, Desfile de Blocos pela avenida Pedro Ometto entre outras atrações.

Brotas tem a folia dos blocos


O Carnaval em Brotas é dupla diversão: durante o dia, turismo de aventura e muita água para aplacar o calor da época seja num banho nas várias cachoeiras abertas à visitação ou rafting, boia-cross ou flutuação no limpíssimo Rio Jacaré-Pepira. E, à noite, desfile de blocos carnavalescos pelas ruas da cidade e show com samba, axé, marchinhas na praça. Ano a ano, os blocos estão melhor estruturados e arrastam mais foliões. Inclusive, o turista pode aproveitar para desfilar adquirindo abadás.

Neste ano serão quatro dias de folia nas ruas do município. Na sexta de Carnaval, show ao vivo com banda na Praça Amador Simões com repertório recheado de samba, axé e marchinhas. No sábado, desfile dos blocos Força na Peruca, Mosquito e Abelhudo. No domingo, matinê no Centro Comunitário e show na Praça Amador Simões. E na sexta-feira, novamente desfile dos blocos carnavalescos.

"O Carnaval de Brotas é familiar. E essa é uma característica da nossa folia que o turista, assim como o brotense, tem elogiado. Famílias inteiras, com crianças e idosos, vão para rua assistir às escolas e blocos passarem, tudo na maior tranquilidade e descontração. E o turista também pode desfilar desde que faça contato antecipado com os blocos", comenta Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

O Força na Peruca, fundado há 20 anos por um grupo de amigos de Brotas, de São Paulo e outras localidades e que tem a peruca como seu principal item de fantasia, é um dos que aceitam turistas mediante aquisição de abadá. Quem estiver sem e quiser participar, vai na pipoca, atrás do carro de som.