Unimed inaugura Centro de Diagnóstico em Bauru

Com cerca de 20 mil metros quadrados, consultas e exames serão centralizados na unidade

Por José Luiz H. Galazzini 05/08/2017 - 16:35

Foi inaugurado oficialmente, no final da manhã de ontem, o moderno Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), na quadra 12 da Rua Agenor Meira, região central da cidade. A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis, militares e a benção do Padre Milton Carraschi, teve ainda grande número de médicos cooperados e jornalistas. Após os discursos, a placa inaugural foi descerrada.

Na edição de ontem, o JC trouxe um caderno com todos os detalhes do CDU, que em um espaço de 200 mil metros quadrados, atenderá os mais de 150 mil usuários da região de Bauru em um local amplo, moderno e com equipamentos de última geração, integrando as mais diversas especialidades da Medicina. O prédio foi construído pela Prata Construtora.

O presidente da Unimed – Bauru, Roberson Antequera Moron, lembrou que a cooperativa já sonhava há muito tempo com algo do gênero, e a concretização foi fruto do esforço de muitas pessoas, entre médicos cooperados, funcionários, parceiros e usuários, que agora terão um local de ponta para os procedimentos clínicos – o início das atividades está prevista para a segunda quinzena deste mês. O atendimento de urgência e emergência seguirá nas unidades já existentes, como o Hospital da Unimed e a Beneficência Portuguesa, hospital conveniado.

PRATICIDADE

Moron explica que a estrutura do prédio foi projetada para dar praticidade e dinamismo. “Para a gente é um momento de alegria entregar o prédio, e existe um planejamento de como será o trabalho. O mais revolucionário não são os equipamentos ou a obra física, mas a integração de médicos de várias especialidades, com intercâmbio entre eles, reuniões clínicas. Isso permite um ganho de qualidade técnica, tem toda uma parte científica”, relatou.

Sobre o atendimento, Moron pontua que os médicos poderão fazê-lo no novo espaço ou nas suas clínicas. “Essa é uma pergunta que muita gente tem feito. Os médicos continuam tendo suas clínicas, sendo nossos parceiros, atendendo todos os pacientes da Unimed sem diferença se será aqui ou em sem consultórios. Alguns definiram que vão ficar só aqui, outros farão o atendimento no CDU em alguns dias da semana, outros usarão só a estrutura de exames, existe essa flexibilidade. O objetivo é somar, e não dividir”, apontou.

O investimento total chega a R$ 40 milhões. “Há todo um plano de negócios, o financiamento deve se pagar entre 15 e 20 anos”, concluiu Moron.

SONHO

Ex-presidente da Unimed local e atual superintendente do Hospital da Unimed, Orlando Costa Dias, comentou sobre a inauguração. “Eu fui presidente a partir de 2012. A obra começou um ano antes, após uma assembleia que deliberou pela construção. Apesar do atendimento não ser de urgência e emergência, irá desafogar o Hospital, pois tendo o Centro de Diagnóstico, muita coisa que é resolvida no Pronto Atendimento (PA) pode ser resolvida aqui no CDU, isso vai ajudar bastante”, enfatizou.

Outro ex-presidente da Unimed-Bauru, Ajax Rabelo Machado – que atualmente preside a Unimed Centro-Oeste Paulista – lembrou um pouco do histórico do ponto onde foi construído o CDU. O médico destacou que no começo, a cooperativa alugou o imóvel, que era uma antiga concessionária de veículos, e em época de chuva ou muito calor os funcionários e clientes tinham dificuldade, por conta da estrutura.

A Unimed então resolveu construir sua nova e moderna sede administrativa, na Rua Gustavo Maciel, e depois em assembleia deliberou pela compra do imóvel na Rua Agenor Meira. Em nova assembleia, decidiu-se pelo investimento no CDU, e após seis anos de obras, o local passa a abrigar um espaço que irá dinamizar o atendimento médico da Unimed. “A ideia na compra do terreno era um investimento, e depois o que fazer foi amadurecendo, internamente, e uma das coisas necessárias era o CDU, pois muitos médicos reclamavam do custo para manter um escritório e também ter mais agilidade na realização de exames”, disse.

SAÚDE E MAIS EMPREGOS

Diretor da Unimed Nacional, Orlando Fittipaldi Jr. prestigiou a inauguração. "É um grande investimento e que mostra o trabalho da Unimed de Bauru. Para os bauruenses, um motivo de orgulho, para quem é de fora, é de dar inveja, no bom sentido".

O diretor técnico do CDU, Enidélcio de Jesus Sartori, também comentou o trabalho que será realizado no local. "Com todo o conjunto disponível, são mais de 90 consultórios e aparelhos para exames de quase todas as áreas, somando ao que a Unimed já tem, a tendência é de um ganho de qualidade, um passo adiante aos nossos pacientes", declarou.

Conteudo JCNet Bauru