Prefeitura realiza operações de prevenção no Ribeirão Pederneiras a partir da semana que vem

Reunião e Exercício Estratégico buscam preparar as autoridades e secretarias para casos de inundações

Por José Luiz H. Galazzini 06/01/2018 - 07:57

A Prefeitura Municipal de Pederneiras preparou duas importantes operações para se planejar estrategicamente para este período de chuvas, principalmente porque o município já foi vítima de uma forte inundação ocorrida em janeiro de 2016, provocando uma série de destruições ao município e deixando pessoas desabrigadas. Na quarta-feira, 10, será realizada uma reunião de planejamento estratégico e no sábado, 13, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Samu realizarão um exercício simulado no córrego.

“Através da reunião e do exercício simulado visamos manter a equipe de urgência e emergência sempre preparada para que, se algo acontecer, sejamos capazes de levar mais segurança para a comunidade que está inserida na área de risco. Pederneiras sofreu muito nos últimos anos com as fortes chuvas. Por isso, desde o ano passado, estamos trabalhando para que, se algo do tipo acontecer, os danos sejam os menores possíveis”, disse o Prefeito Vicente Minguili.

Reunião de Planejamento Estratégico para Inundações

A reunião de quarta-feira, 10, tem como objetivo reunir todos os secretários municipais e cada autoridade da cidade para determinar metas, ou seja, determinar o que cada secretaria e cada autoridade devem executar, administrar e otimizar, caso aconteça outra inundação. A reunião está marcada às 9h, com a presença de todos os secretários e diretores, além da Defesa Civil que repassará todas as informações e orientações.

Exercício Simulado

No sábado, 13, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Samu realizarão o Exercício Simulado no Ribeirão Pederneiras. O exercício nada mais é do que o reconhecimento das áreas do córrego. Desse modo, os bombeiros vão entrar no Ribeirão, com equipamentos de salvamento aquático para reconhecer até onde a água pode chegar, de maneira que todos possam saber o que devem ou não encontrar pela frente em caso de uma catástrofe e saber exatamente o que cada um deve fazer. A Defesa Civil fará o apoio aos Bombeiros margeando o córrego, com materiais e equipamentos e ainda interditando as vias necessárias para o exercício.

Serviços

A Reunião de planejamento de inundações do Ribeirão Pederneiras acontece nesta quarta-feira, 10, a partir das 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, com a presença de autoridades, secretários e diretores municipais. O exercício simulado acontece no sábado, 13, a partir das 9h, no Ribeirão Pederneiras. A população que se interessar pode acompanhar o trabalho dos Bombeiros e da Defesa Civil no sábado, dia 13.