HAC: Transplante de Medula Óssea (TMO, realiza workshop sobre vírus respiratórios

Para possibilitar a participação de representantes de outros centros de TMO e de profissionais do exterior, as apresentações foram transmitidas ao vivo através da plataforma Cure4kids.

Por Paulo Grange 06/05/2019 - 12:32

A equipe do serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Amaral Carvalho (HAC), realizou workshop sobre vírus respiratórios, no dia 24 de abril. Aproximadamente 100 funcionários da instituição e de outros serviços prestigiaram a programação.
Modos de transmissão, diagnóstico e estratégias de controle dos vírus respiratórios no ambiente hospitalar foram temas das apresentações coordenadas pela infectologista Clarisse Machado e a enfermeira responsável pelo serviço, Ana Cláudia Ferrari dos Santos.
Além da riqueza de informações científicas, como epidemiologia e a relação com pacientes imunossuprimidos, especialmente do TMO, o encontro teve atividade prática com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) sobre higienização das mãos. “Foi muito produtivo, pela troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos entre as equipes. Esse tipo de iniciativa contribui com a rotina de assistência à saúde e beneficia os pacientes, que recebem as orientações e cuidados adequados”, destacou a enfermeira.
 Para possibilitar a participação de representantes de outros centros de TMO e de profissionais do exterior, as apresentações foram transmitidas ao vivo através da plataforma Cure4kids. “Tem sido usada para atividades de grupos de especialistas da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, possibilitando que colegas cadastrados acessem as aulas e participem enviando perguntas, como se estivessem presentes. Recebemos muitas mensagens de apoio e incentivo nos dias que se seguiram ao evento”, comentou a médica.