Amcesp promove encontro com o ministro Marcos Pontes e o senador Major Olímpio

Encontro será na ITE nesta sexta-feira

Por Paulo Grange 06/06/2019 - 09:03

No dia 7 de junho, o ex-astronauta e atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o senador Major Olímpio, estarão na ITE (Instituição Toledo de Ensino), em Bauru, a partir das 15h, para participar de um encontro promovido pela Amcesp (Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo).
Durante a reunião, a associação irá apresentar as suas demandas e dos prefeitos das cidades que fazem parte da entidade, além de ouvir e debater propostas a respeito do ministério de Marcos Pontes. 
O encontro com o atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é a prova da união que ajudou mais uma grande articulação da Amcesp na luta pelos seus municípios cada vez mais fortes.

O ministro

Nascido na cidade de Bauru/SP, Marcos Pontes, 56, ficou conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço. Quando tinha 18 anos de idade ele já havia ingressado na Academia da Força Aérea, local onde fez cursos de paraquedismo de emergência, sobrevivência no mar e se formou como piloto de aviões. Foi cursar aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em 1989. 
No ano de 1998 passou em concurso público da AEB (Agência Espacial Brasileira) como primeiro astronauta brasileiro e foi escolhido para representar o país na Nasa. Em 2000 se formou como especialista de missão. O seu grande momento na carreira ocorreu em 2005, quando a AEB o escalou para uma missão com cosmonautas de dez dias no espaço. A decolagem aconteceu no dia 29 de março de 2006.
Pontes também chegou a ser convidado para o cargo de embaixador da ONU (Organizações das Nações Unidas). O objetivo era trabalhar na área de Desenvolvimento Industrial, promovendo e criando projetos de sustentabilidade em vários países. 
Em outubro do ano passado, com a eleição de Jair Bolsonaro, o ex-astronauta aceitou o convite do então futuro presidente para ocupar o cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.