HAC ressalta cuidados com a pele no verão

HAC ressalta cuidados com a pele no verão

Por José Luiz H. Galazzini 06/12/2017 - 10:04

 Sabia que o excesso de raios ultravioleta emitidos pelo sol é prejudicial para a pele e pode até causar câncer? Próximo do início da estação mais quente do ano e em comemoração ao Dezembro Laranja — ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de conscientização sobre a doença, o Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho (HAC) alerta para os cuidados básicos. Há 10 anos a instituição oferece atendimento contínuo gratuito à população jauense.
   De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são detectados 176 mil novos casos de câncer de pele todo ano no Brasil. “Esse é o tipo mais incidente no país, por isso, todas as iniciativas de orientação são imprescindíveis”, comenta a dermatologista Ana Gabriela Salvio.
   Neste ano, a campanha da SBD tem o tema “Se exponha, mas não se queime” para destacar os riscos do câncer de pele decorrente da exposição solar sem proteção, especialmente aos que trabalham ao ar livre e nos momentos de lazer. A médica afirma que a maioria das pessoas já ouviu falar sobre a necessidade do uso diário de filtro solar, óculos, chapéu ou roupas que protejam a pele do sol. “Mas poucas adotam esses simples hábitos que são tão importantes na prevenção”.
   Para disseminar esse tipo de informação, desde 2007, o HAC mantém o Programa de atuação contínua com equipe especializada que realiza orientações gratuitas no Instituto de Prevenção e nas unidades básicas de saúde de Jaú/SP. “Esse serviço aumentou os índices de cura, pois facilitou o diagnóstico precoce das lesões malignas de pele e o tratamento no centro de referência. Desde a criação do programa, observamos o aumento do diagnóstico de casos iniciais, passando de 57% para 72%, e a diminuição dos casos avançados de melanoma, de 43% para 28%”, explica Ana Gabriela.
   A equipe desenvolve também projetos na cidade, como atividades lúdicas nas escolas para alunos do 5º ano do ensino fundamental, desde 2011. “Neste ano, pela primeira vez capacitamos cabeleireiros e barbeiros da região sobre pintas suspeitas de melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo. Assim, se notarem qualquer alteração, esses profissionais podem orientar seus clientes a nos procurarem o quanto antes”, explica Ana Gabriela. 

 

Fique atento às recomendações
- Use protetor solar todos os dias (mesmo os nublados) e reaplique a cada duas horas ou sempre que houver transpiração ou contato com água.

- Evite a exposição excessiva ao sol sem proteção, especialmente nos horários mais intensos – das 10h às 16h.

- Use chapéu, óculos escuros, camisas de manga longa, filtro solar, guarda-sol ou barracas sempre que estiver ao ar livre, e procure sempre por uma sombra.

- Os danos dos raios ultravioletas são acumulativos, por isso, proteja bebês e crianças da exposição solar.

- Bebês acima de 6 meses já podem usar protetor solar infantil com Fator de Proteção Solar (FPS) para raios UVB de, no mínimo, 30 e com proteção UVA, no mínimo 10. Nesses casos, é recomendado aplicar protetor solar de amplo aspecto, hipoalergênico, que não irrita a pele e é fácil de passar.

- Fique atento ao comprar protetores solares, pois, nem todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB. Procure por produtos que declaram sua ampla proteção na embalagem. Os mais eficientes possuem as siglas PPD e FPS. Além disso, é importante optar por produtos de marcas confiáveis ou conforme indicação médica, para garantir que tenham os elementos que permitam uma proteção eficaz e completa.

- Examine sempre a sua pele, se encontrar pintas diferentes ou lesões suspeitas, procure um médico.

 

Serviço
Programa de Prevenção do Melanoma – HAC
Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú/SP
Telefone: (14) 3602-1241
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30, e sábado, das 8h às 12h. 

Autor: Ariane Urbanetto