Ruas de pedra começam a ser asfaltadas no Centro de Bocaina

O asfaltamento das ruas de paralelepípedo, que datam do início do século XX, desagradou muitos moradores

Por Paulo Grange 07/05/2019 - 08:08

Fotos: Bocaina Informa/Divulgação

Empresa contratada pela Prefeitura de Bocaina iniciou nesta segunda-feira (6) o asfaltamento de ruas de paralelepípedo no centro histórico do município. O serviço, que prevê a colocação de massa asfáltica em cinco quarteirões no entorno da Santa Casa - dois na rua Tiradentes, dois na rua Sete de Setembro e um na rua Alvarenga Rangel - deve se estender pelos próximos dias.

Conforme divulgado pelo JC, o anúncio do asfaltamento das ruas de paralelepípedo, que datam do início do século XX, desagradou muitos moradores.

Um comerciante de 23 anos chegou a criar um abaixo-assinado virtual para tentar barrar a execução do serviço, que reuniu 190 assinaturas. No documento, ele alegava que a obra "desfiguraria e ignoraria toda a rica história do município".

Além disso, historiadores se posicionaram a favor de um debate com a sociedade sobre a necessidade da cobertura das ruas de pedra com massa asfáltica. Um grupo de moradores da cidade também chegou a fazer um protesto na Câmara.

A prefeitura, por sua vez, argumentou que a obra era necessária para melhorar o acesso ao Pronto-Socorro (PS) da Santa Casa. Em nota, o diretor de Turismo, Carlos Alberto Cunha, explicou que as vias que serão pavimentadas são rota de ambulância, transporte coletivo e dão acesso aos principais serviços de Bocaina.

"O prefeito conversou e ouviu os moradores dessas ruas e todos foram unânimes com relação ao asfaltamento", declarou em recente entrevista. "Em nada irá descaracterizar a cidade até mesmo porque o maior número de casarões se encontra, justamente, onde já é asfaltado".

fonte: jc net