Em Jahu, novembro terá atividades voltadas à

Em Jahu, novembro terá atividades voltadas à

Por José Luiz H. Galazzini 07/11/2017 - 08:59

Desde 1997, com a sanção da Lei Municipal 3.161, novembro ficou instituído em Jahu, como o "Mês Zumbi dos Palmares" e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, irá realizar entre os dias 7 e 11, uma série de atividades em parceria com subsede jauense da Apeoesp. Toda a programação será gratuita.

O primeiro evento acontecerá nesta terça-feira (07), no Cinema Municipal "Clodomiro Cellulare". A partir das 19h30, terá uma palestra com os professores Matheus Reis e Nilo Vimi D'Oxossi, que abordarão "A construção do Racismo e sua reprodução cotidiana" e, em seguida, haverá uma apresentação da Associação de Capoeira Bantus.

Na quarta-feira (08), também às 19h30 e no Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”, será realizada a palestra "Religiosidade afro-brasileira: o espaço do sagrado e resistência", ministrada pela Yalorixá Lúcia e por Joelma Moura. Depois, o grupo Balaio de Sinhá fará um show musical.

Ainda no Cinema Municipal "Clodomiro Celluare", na quinta-feira (09), às 19h30, será apresentada a palestra "A mulher negra e seus desafios numa sociedade racista e machista" pela Profa. Carla Melos; pela Dra. Jeniffer Domingos; pela Profa. Patrícia Alves e por Vitória Gomes.

A programação prossegue na sexta-feira (10), com um sarau no Museu Municipal "José Raphael Toscano". A atividade começará às 19h30 e terá a participação do rapper Slan (Estevan) e do Projeto "A Rua é Nossa", além de uma batalha de rima.

Já no sábado (11), a programação terá início às 09h e estará concentrada na Praça da República (Jardim de Baixo), com roda de capoeira e maracatu; oficina de turbantes; oficina de bonecas abayomi e exposição e venda de produtos confeccionados por afro-empreendedores.

"Temos a Apeoesp como o grande parceiro dos primeiros eventos, que abordarão temas importantes, mas as atividades se estenderão por todo o mês de novembro, que há duas décadas é dedicado às homenagens à Comunidade Negra", disse Cléo Furquim, secretária de Cultura e Turismo de Jahu.

 

Dia 07 de novembro – 19h30

Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

-Palestra: "A construção do Racismo e sua reprodução cotidiana" - Prof. Matheus Reis e Prof. Nilo Vimi D'Oxossi.

-Apresentação da Associação de Capoeira Bantus

 

Dia 08 de novembro – 19h30

Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

-Palestra: "Religiosidade afro-brasileira: O espaço do sagrado e resistência" - Yalorixá Lúcia e Joelma Moura

-Show Musical com Balaio de Sinhá.

 

Dia 09 de novembro – 19h30

Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

-Palestra: "A mulher negra e seus desafios numa sociedade racista e machista" - Profa. Carla Melos; Dra. Jeniffer Domingos; Profa. Patrícia Alves e Vitória Gomes.

 

Dia 10 de novembro – 19h30

Museu Municipal “José Raphael Toscano”

-Sarau da Resistência – Batalha de Rima e participação do rapper Slan ( Estevan) e do Projeto "A Rua é Nossa"

 

Dia 11 de novembro – 9h

Praça da República (Jardim de Baixo)

-Feira Cultural – com exposições e vendas com os afro-empreendedores; roda de capoeira e maracatu; oficina de turbantes e oficina de Bonecas Abayomi.