Dois projetos da Fatec de Jaú são selecionados para o Desafio Inova

Ao lado de outras trinta e quatro ideias, eles disputarão a grande final da competição do Centro Paula Souza, prevista para fevereiro de 2018

Por José Luiz H. Galazzini 07/12/2017 - 10:01

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú teve dois projetos selecionados para a quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios, uma competição estadual que irá premiar as melhores ideias inovadoras e sustentáveis em 12 categorias.

O primeiro projeto, classificado no eixo "Produção e Processo Industrial", é o de uma carteira de sala de aula universal que promete atender alunos destros e canhotos por meio da mudança de posição de uma articulação.

Ele foi desenvolvido por quatro alunos do curso de Gestão da Produção Industrial, entre eles um canhoto que sempre enfrentou dificuldades nas escolas, sob a orientação da professora Francienne Hernandes Moreira.

O segundo projeto, do eixo "Informação, Tecnologias e Comunicação", é o Macrim - Mapa de Criminalidade e foi desenvolvido por um aluno de Gestão da Tecnologia da Informação, orientado pelo professor Wdson Oliveira.

A ferramenta permite que usuários insiram num mapa dados sobre roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas, etc, orientando a população sobre os locais mais seguros e auxiliando as autoridades de segurança pública.

No total, 36 projetos de Fatecs e Escolas Técnicas (Etecs) de todo o estado foram selecionados para a final do Desafio Inova entre mais de 2,2 mil projetos inscritos.

A competição tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada e a geração de modelos de negócios na plataforma Canvas, estimulando o surgimento de novas startups.

As três melhores propostas de cada uma das 12 categorias do prêmio foram escolhidas de acordo com critérios como escopo e relevância da ideia, objetividade no preenchimento do Canvas, clareza do pitch (apresentação feita por empreendedores para vender seus projetos a potenciais investidores), viabilidade e potencial de execução econômica do projeto, além de grau de inovação e proteção legal da proposta.

MELHOR DOS MELHORES

Os finalistas participarão da premiação "Melhor dos Melhores", programada para fevereiro de 2018 na sede do Centro Paula Souza, na Capital. Cada equipe terá três minutos para fazer seu pitch a grupo de jurados composto por professores da comissão organizadora e especialistas convidados. Ao final, serão premiados os primeiros colocados de cada eixo e, em seguida, será eleito o melhor projeto da competição.