Bolsonaro lidera votação na região

Os segundos lugares oscilaram entre Alckmin e Haddad, com ligeira vantagem do tucano; na disputa pelo Estado, Doria ganhou na maioria das cidades

Por José Luiz H. Galazzini 09/10/2018 - 20:33

Na região, o candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) liderou de ponta a ponta a votação no primeiro turno das eleições realizadas neste domingo (7), superando a votação do candidato Fernando Haddad (PT), que irá disputar com ele a preferência do eleitorado no segundo turno, no próximo dia 28. Em muitos municípios, ao contrário do cenário nacional, o petista nem chegou a ocupar o segundo lugar. A votação do candidato do PSL variou de 57% a 70%.

No levantamento feito com base em 30 cidades onde circula o JC, a votação mais expressiva de Bolsonaro ocorreu em Reginópolis (70 quilômetros de Bauru), onde ele obteve 2.324 votos e alcançou o patamar de 70,68% dos votos válidos. No município, o segundo colocado foi Geraldo Alckmin (PSDB), com 360 votos (10,95% dos votos válidos).

A menor votação de Bolsonaro ocorreu em Cabrália Paulista (45 quilômetros de Bauru), onde ele conquistou 1.138 votos, o equivalente a 46,39% dos votos válidos, percentual semelhante ao resultado na esfera nacional. Na cidade, quem ficou em segundo lugar foi Haddad, com 618 votos, o que representa 25,19% dos votos válidos.

Embora tenha terminado o primeiro turno na quarta colocação na votação nacional, com menos de 5% dos votos válidos, o pior desempenho do partido nos últimos anos, o candidato Geraldo Alckmin foi o segundo melhor colocado em 16 das 30 cidades, superando o petista Fernando Haddad, que conseguiu o segundo lugar em 14 municípios.

O tucano foi o mais bem votado em Arealva, Bocaina, Botucatu, Cafelândia, Garça, Iacanga, Ibitinga, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Paulistânia, Piratininga, Pirajuí, Reginópolis, São Manuel e Vera Cruz. O melhor desempenho de Haddad foi em Avaí (39 quilômetros de Bauru), com 27,05% dos votos válidos (779 votos) contra 48,51% de Bolsonaro (1.397).

ESTADO

Na eleição ao governo de São Paulo, o candidato João Doria (PSDB) liderou com folga na maior parte das cidades, enquanto o candidato Márcio França (PSB) dividiu o segundo lugar em alguns municípios com Paulo Skaf (MDB). A disputa foi acirrada entre os dois, com diferença pequena de votos.

O candidato tucano foi o mais votado em Arealva, Avaí, Bocaina, Botucatu, Cafelândia, Duartina, Garça, Guarantã, Ibitinga, Itapuí, Igaraçu do Tietê, Jaú, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Piratininga, São Manuel, Ubirajara e Vera Cruz.

Em Agudos (13 quilômetros de Bauru), Paulo Skaf teve um bom desempenho ao terminar a votação em primeiro lugar com 43,06% dos votos válidos contra 26,04% de Doria, segundo colocado. O candidato também liderou em Barra Bonita, Paulistânia e Pederneiras.

Já o candidato Márcio França, que disputará o governo do estado com João Doria no segundo turno, ficou em primeiro lugar nas cidades de Areiópolis, Cabrália Paulista, Gália, Iacanga, Pirajuí, Presidente Alves e Reginópolis.