Hemodinâmica: Santa Casa de Jaú oferece exames para o Estado:

Cateterismo e Angioplastia poderiam ser feitos em Jaú e amenizar fila de pacientes da Saúde Pública

Por Paulo Grange 11/08/2019 - 21:50

A Santa Casa de Jahu está preparada para atender pacientes que necessitam de exames de alta complexidade, como cateterismo e angioplastia, contudo o estado não custeia tais procedimentos. Atualmente o hospital realiza esses serviços somente através de convênios e particulares. De acordo com a diretoria da Santa Casa, o hospital conta com profissionais treinados e possui equipamentos de alta tecnologia, necessários para esses exames.

A declaração foi feita pela direção depois que o Ministério Público (MP) Estadual de Bauru instaurou esta semana inquérito civil para apurar as condições dos equipamentos dos hospitais públicos, entre eles, o Hospital de Base (HB) e o Hospital Estadual (HE), ambos de Bauru. Essa decisão foi tomada depois que a Comissão de Intergestores Regionais de Saúde de Bauru (CIR-Bauru), ofereceu representação ao MP, devido ao sucateamento dos equipamentos. A CIR-Bauru reúne os principais secretários municipais de saúde da região, sendo que 15 deles assinaram o documento.

A Santa Casa de Jahu enviou proposta para o Departamento Regional de Saúde (DRS-6) de Bauru oferecendo os serviços de hemodinâmica à Secretaria de Saúde do Estado, sendo 40 exames de cateterismo e 25 intervenções de angioplastia mensais, ao valor de R$ 171.244,80. Essa demanda aliviaria um pouco a grande fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos na região. 

Existe uma grande preocupação do Ministério Público Estadual com a defasagem, visto que pessoas podem perder a vida, caso não façam os exames no tempo necessário. Os procedimentos de cateterismo e angioplastia já estavam interrompidos em Bauru desde abril no Hospital de Base (HB) e desde junho no Hospital Estadual (HE). A diretoria da Santa Casa continua aguardando resposta formal da DRS-6, autorizando os serviços.

 

Foto: Luiz  Carlos de Oliveira