Jogadores do XV fazem teste de força em academia e de agilidade no campo

Preparador físico diz que procedimento avalia situação física de cada atleta e serve para embasar treinamentos individuais

Por Paulo Grange 12/02/2019 - 17:08

Testes de força em academia e teste de agilidade e salto no Estádio Zezinho Magalhães. Esta foi a programação de hoje no XV de Jaú, que se prepara para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Os trabalhos foram coordenados pelo preparador físico Carlos Penteado e pelo professor Renan Turini, que coordena grupo da Faculdade de Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú no suporte aos atletas do Galo.

Essa fase inicial de testes e avaliações, segundo Carlos Penteado, é para conhecer a situação de cada atleta e particularizar os treinamentos para que tenham uma condição parelha no início do campeonato. Na segunda-feira, logo na chegada dos atletas da Head Soccer ao Jauzão, foi realizada a avaliação perimetria (medidas de massa e gordura corporal).

 

 

GALERIA DE FOTOS ESTÁ EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Agilidade e força - Nesta terça-feira o treino matinal foi no estádio, com os jogadores fazendo testes físicos de agilidade, salto horizontal e vertical. Na parte da tarde todos foram para a Academia Corpus, que é parceira do XV e colocou seus aparelhos à disposição do clube. Lá, fizeram vários testes de força.

"Estamos realizando esses testes de força para que a comissão técnica possa prescrever treinos individualizados na academia de musculação", falou Renan Turino. Segundo ele, é fundamental conhecer o perfil do atleta para fixar cargas específicas para cada um deles, levando em conta o nível de força.

De acordo com o preparador Carlos Penteado, os testes vão particularizar os treinamentos, permitindo formar grupos de atletas condições físicas semelhantes. Ele prevê treinos na academia duas vezes por semana até a semana da estréia. Depois, os atletas vão treinar na Corpus uma vez por semana. O XV vai estrear no dia 7 de abril, em Jaú, contra o Brasilis de Águas e Lindóia.

Na avaliação de Penteado, esse grupo que está no Jauzão vai estar em condições de treinar com bola em uma semana. Os demais que forem chegando e sendo incorporados ao elenco também serão avaliados em vários aspectos.  Todos também serão submetidos a exames médicos, que é uma das exigências da Federação Paulista de Futebol para aceitar a inscrição de atletas.

Nesta quarta-feira a programação de treinos prevê às 9h atividade de resistência aeróbia continua e, à 14h30, de fundamento e de resistência aeróbia. Ambos no Jauzão.

 

GALERIA DE FOTOS ESTÁ EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK