Bariri resgata tradicional “Fescopira”

Bariri resgata tradicional “Fescopira”

Por José Luiz H. Galazzini 12/07/2017 - 19:08

Uma das maiores festas populares de Bariri, a tão conhecida “Fescopira”, que nos últimos anos não era realizada no município, será resgatada pela Administração Municipal, com o apoio do Grupo Escoteiro Bariry - 183.

A tradicional festa acontecerá no próximo sábado, dia 15, a partir das 20h. O evento será realizado na Praça da Juventude (Conjunto Sócio Esportivo “Claudinei Assad”), no Jardim Maria Luiza, com renda da praça de alimentação revertida às entidades do município. A entrada é gratuita.

Após quatorze anos sem ser realizada, a “Fescopira - Festa Escoteira Caipira de Bariri”, retornará ao rol das tradições do município. O evento contará com a participação ativa das organizações da sociedade civil (OSCs) baririenses, com barracas na praça de alimentação, para resgatar também a tradição gastronômica da festa, e a renda será revertida às entidades participantes. Além disso, haverá barracas de brincadeiras típicas: bola na lata, bola na boca do palhaço e barraca de argola ao custo de R$ 2,00, que dará direito a um brinde após a brincadeira, organizada em parceria com o Bohemios Motoclube Social de Bariri.

Uma grande estrutura para receber a população será montada no local. Haverá a tradicional fogueira, pau-de-sebo, touro mecânico e apresentação de danças típicas, além dos brinquedos infláveis para a criançada brincar à vontade e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para as pessoas que forem prestigiar a festança.

O evento contará com as atrações sertanejas das duplas: Nilton Cesar e Fernando; Henrique e Marcelo e Olizete e Oraí. A Quadrilha Nhá Chica de Dois Córregos/SP é outra atração que promete emocionar e encantar o público.

O retorno da Fescopira é um dos compromissos do Prefeito Araujo, “assim como a Fescopira, estamos resgatando a tradição de eventos culturais, como a Festa do Peão de Boiadeiro, que não era realizada desde 2013 e agora, com imensa alegria, isto será possível. Contamos com a presença de todos na Festa Escoteira Caipira no próximo dia 15”, disse.

Todas as entidades e associações assistenciais do município foram convidadas. Diversas reuniões foram realizadas para a organizar cada detalhe do evento no Centro Educacional, Cultural e de Exposições "Mario Fava". As entidades que aderiram foram AFAPABI / Focinho Carente (abrigo de animais); Associação Quilombo; Casa Abrigo; Projeto Paz (reabilitação de dependentes químicos); Centro de Promoção Social; Bohemios Motoclube Social de Bariri e Grupo Escoteiro de Bariry - 183.

Serviço:
Fescopira - Festa Escoteira Caipira
Local: Praça da Juventude (Conjunto Sócio Esportivo “Claudinei Assad”), localizada na avenida Perimetral Prefeito Domingos Antônio Fortunato.
Data: 15 de julho (sábado), a partir das 20h
Praça de alimentação: renda em prol das entidades
A entrada é gratuita. Informações (14) 3662-9200.