Inédito: Secretaria de Saúde realiza exame de Função Pulmonar no posto de saúde do Leonor Mendes de Barros

Antes, os pacientes eram encaminhados para realizar o exame em cidades da região, tornando o procedimento cansativo e lento

Por José Luiz H. Galazzini 12/12/2017 - 14:32

Na última semana, a Prefeitura de Pederneiras passou a oferecer, gratuitamente, o exame de Espirometria, também conhecido como Exame do Sopro ou Prova de Função Pulmonar. A Espirometria mede o volume e a velocidade do ar com o objetivo de diagnosticar doenças pulmonares e respiratórias. O procedimento é simples, indolor e dura cerca de meia hora.

O exame foi realizado na UBS “Estevam Maturana”, no bairro Leonor Mendes de Barros, em pacientes com algum tipo de disfunção pulmonar. A data dos próximos exames será no dia 18 de dezembro. Quem tiver interesse deve procurar a unidade de saúde para garantir uma das 20 vagas disponíveis.

Segundo a secretaria de Saúde, é a primeira vez que o exame está sendo oferecido na rede municipal de Saúde. Antes, os pacientes eram encaminhados para realizar o exame em cidades da região, tornando o procedimento cansativo e lento. “Agora, realizamos a Espirometria na cidade e aguardamos o laudo do médico pneumologista. Isso facilita para o cidadão e torna o diagnóstico mais fácil”, explica a enfermeira responsável pela UBS “Estevam Maturana”, Karina Kuyumjian.

Após o diagnóstico, o paciente inicia o tratamento e o acompanhamento na própria unidade de saúde de Pederneiras com as médicas Dra. Damacy e Dra. Adis Ylena.

Serviços

No dia 18 de dezembro, a partir das 8h, serão realizados novos exames de Espirometria na UBS do Leonor Mendes de Barros. Serão 20 vagas disponíveis. Interessados devem procurar a unidade e agendar o exame para a data. O telefone da unidade é (14) 3284-5979.