Dia de homenagens e inaugurações em Mineiros do Tietê

Confira informações das novas obras

Por Paulo Grange 13/05/2019 - 22:46

Na última sexta-feira(10) aconteceu a cerimônia das inaugurações do Centro de Recuperação Física José Antonio Benelli, do pronto atendimento e do novo Departamento Municipal de Saúde Dr. Pedro Antonio Mercadante. O evento foi marcado por homenagens que emocionaram o público e os familiares dos homenageados da noite. Confira informações das novas obras:

  • Centro de Recuperação Física José Antonio Benelli  
    O Centro de Recuperação Física José Antonio Benelli conta com uma área de aproximadamente 470m² e vai abrigar salas equipadas, piscina de reabilitação, atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia e terapeuta ocupacional. O local ainda irá atender alunos do SNEE (Sala de Necessidades Educativas Educacionais).
  • Reforma do pronto atendimento e novo Departamento Municipal de Saúde DR. Pedro Antonio Mercadante (Pio)
    O pronto atendimento teve serviços de reforma e ampliação do prédio para manutenção e reorganização do espaço físico com o objetivo de deixar um ambiente moderno e seguro para funcionários e pessoas que vão necessitar do atendimento. Houve trabalhos de pintura interna e externa, ampliação das salas de urgência, emergência e soroterapia, instalação de novas portas, de cobertura envidraçada em parte da fachada do prédio com área de 130,19m², além de reelaboração do fluxo de profissionais e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O Departamento Municipal de Saúde também foi readequado, trazendo os setores de transporte e agendamento para o mesmo local, melhorando assim o acesso do usuário. 
    O recurso foi de aproximadamente R$ 177.126, 16, sendo R$ 150.000 do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado de Saúde e o restante é próprio do município.

Homenageados

José Antonio Benelli

Filho de Benedito Benelli e Santina Scorson Benelli, nasceu em Mineiros do Tietê no dia 6 de setembro de 1956. Era irmão de João Benedito Benelli e Maria Aparecida Benelli Garcia. Em 1º de setembro de 1984 se casou com Derly Aparecida Donato do Prado Benelli, com quem teve os filhos Felipe e Fábio e a filha Fabiana. 
Formado em contabilidade em 1978 pela Escola de Primeiro e Segundo Grau, de Dois Córregos, exerceu atividades profissionais nesta área por mais de 41 anos, atuando boa parte deste período como empresário na cidade de Mineiros do Tietê, tratando sempre seus clientes com muita atenção. 
Além da contabilidade, José Antonio Benelli também gostava muito de jogar futebol, praticar exercícios, ler livros, acompanhar o noticiário e passear com a família. 
Infelizmente, na tarde de 31 de dezembro de 2006 veio a passar mal e foi levado ao pronto atendimento do nosso município. Depois acabou sendo transferido para Jaú, onde ficou por vários dias. A família teve ciência de que ele havia sofrido um AVC que o deixou com sequelas nos movimentos do lado esquerdo do corpo. Mesmo assim a vontade de superar as adversidades não diminuiu, pois seguiu lutando contra o problema por mais de nove anos, frequentando fisioterapeutas e médicos especialistas. Após longo período de tratamento, faleceu no dia 23 de julho de 2015 devido a um infarto. 
Seguindo o legado e os passos do pai, os filhos de Benelli continuaram dando andamento ao escritório de contabilidade no qual ele havia iniciado há mais de 30 anos atrás, sempre atuando com ética e honestidade.

Dr. Pedro Antonio Mercadante (Dr. Pio)
Trata-se de uma grande personalidade de Mineiros do Tietê que deixou um enorme legado pelos seus serviços prestados com muito carinho aos moradores do nosso município. 
Italiano de Casalvelino e filho de pai brasileiro e mãe italiana, Dr. Pio veio parar em terras brasileiras com 9 meses de idade. Naturalizou-se aos 18 anos. Residiu primeiramente em Campinas e posteriormente fixou residência em Mineiros do Tietê, cidade que se transformou em sua grande paixão. Casou-se com Irene Sica Mercadante em 1955 e teve três filhos e cinco netos. 
Tornou-se médico pela Escola Paulista de Medicina em 1954, retornando para exercer a profissão em Mineiros do Tietê. Trabalhou no então Posto de Saúde como funcionário do Estado e em seu consultório particular sempre proporcionando atendimentos de qualidade com o máximo de amor aos seus pacientes. A competência de Dr. Pio o levou para a Superintendência do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, cargo que exerceu durante oito anos. Foi ainda o primeiro coordenador da Rede de Combate ao Câncer, permanecendo nesta função voluntária de alta relevância por seis anos. Mesmo aposentado de suas funções no Estado, ele não abandonou a preocupação com o povo, pois seguiu exercendo medicina no centro de saúde e no consultório particular. 
Dr. Pio também tinha outras paixões: de sangue italiano, era torcedor ferrenho da Sociedade Esportiva Palmeiras, além de fã incondicional da Ferrari e do automobilismo. 
Sempre preocupado em transformar a sociedade, ele entrou para a política e assumiu a prefeitura no período de 1969 a 1972. 
A dedicação e o profissionalismo de Dr. Pio lhe renderam o título de cidadão mineirostieteense.