Família de Jaú distribui pães há mais de 70 anos no dia de Santo Antônio

Tudo começou com uma promessa da matriarca. Neste ano foram distribuídos 5 mil pães que são abençoados pelo padre.

Por José Luiz H. Galazzini 13/06/2017 - 12:31

Nesta terça-feira (13) é dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. E na tradição deste dia não faltam promessas e simpatias para conseguir um amor. Tem gente que tira a imagem do menino que está no colo do santo ou coloca a imagem do santo de ponta cabeça. Mas, para família Aguera a promessa a Santo Antônio tem outro sentido, muito próximo das ações do santo que também era o padroeiro dos pobres.

Hoje dia que se comemora o Santo  dia 13 de junho, a família Aguera distribui-o milhares de pães para os moradores de Jaú e região. Esse ano foram aproximadamente 5 mil. E é assim há 77 anos, anos que correspondem a idade do empresário Roberto Aguera. Tudo começou com a promessa foi feita pela mãe dele, a dona Maria Maravilha.

“Os meus pais que deram início a essa entrega de pão. Contam os mais velhos que eu nasci raquítico, fraquinho então foi feita uma promessa da minha mãe em que ela subia em uma balança me segurando no colo e o peso que fosse ali mostrado ela comprava em farinha e mandava confeccionar os pães. Começou assim, uma promessa pela minha saúde”, conta.

 

Tendo saúde, o filho ganharia peso e claro as doações aumentariam. Ele cresceu e muito. “Dá para ver que deu certa a promessa”, brinca. E desde então, os pãezinhos são distribuídos todos os anos na garagem da casa da família mesmo. A missão assumida pelo Roberto após a morte dos pais deve ser seguida pelos os filhos e netos. “É um orgulho pra nós que a minha vó fez isso pela saúde do meu pai pra que melhorasse então a gente faz questão de dar continuidade”, completa Raquel Aguera Frasson.