Mineiros do Tietê é 25º colocado em ranking da governança Municipal

Já no Estado de São Paulo, a cidade conquistou a 10ª colocação entre cidades até 20 mil habitantes

Por Paulo Grange 16/06/2019 - 23:07

A gestão do prefeito Zé Vendramini e do vice-prefeito Vadi Cesarin recebeu mais uma ótima notícia mesmo em um período de problemas econômicos que dificultam o trabalho das administrações municipais: Mineiros do Tietê alcançou o 25º lugar no Índice de Gestão Pública do ranking da IGM (Índice de Governança Municipal) entre os municípios de todo o Brasil com até 20 mil habitantes e PIB per capita de até R$ 15.028. Já no Estado de São Paulo, a cidade conquistou a 10ª colocação.

Houve avaliação de critérios como finanças, gestão e desempenho e a média de pontuação de Mineiros do Tietê foi de 8,03. A classificação completa está no link http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-1 .

 

O índice e sua importância

O índice CFA de Governança Municipal – IGM – CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, além de outros fatores da administração.

Com a construção de banco de dados municipais extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, é realizado priorização de indicadores e variáveis. Por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar o resultado de cada dimensão.

O ranking pode ajudar gestores a observar necessidades da região, contribuir com acesso à informação e integração entre governo e sociedade, orientar o setor privado em suas ações voltadas ao desenvolvimento, além de servir de pesquisas para analistas da gestão pública.