Transplante de Medula Óssea inspira concurso fotográfico

Especialista do Hospital Amaral Carvalho integra Comissão Técnica do evento promovido pela SBTMO; inscrições até 30 de abril

Por José Luiz H. Galazzini 19/01/2019 - 07:07

Para destacar a importância do Transplante de Medula Óssea (TMO), tratamento proposto a algumas doenças que afetam as células sanguíneas, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) promove seu 1º Concurso Fotográfico. A iniciativa celebra os 40 anos do procedimento pioneiro no País, realizado em Curitiba/PR.

   Integrante da Comissão Técnica do evento, Mair Pedro de Sousa é hematologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC), o maior transplantador de medula do País.  Ele comenta que a promoção é uma oportunidade de mostrar diferentes olhares relacionados ao mesmo assunto.

   Podem participar pacientes e familiares, doadores de medula, profissionais da saúde e o público em geral – divididos em três categorias (veja o Edital). O tema central “Tolerância, Coexistência e Resiliência” incentiva a produção de fotos que expressem visões únicas sobre o procedimento. Também é possível concorrer com fotos de tema livre. “O trabalho das equipes, a rotina, a espera por doadores compatíveis, a superação de dificuldades. São infinitos os detalhes que podem contar histórias e integrar o concurso”, explica Mair.

   As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de abril: os interessados devem preencher a ficha disponível no site amaralcarvalho.org.br e enviar para o e-mail fotografia@sbtmo.org.br com até duas imagens inéditas (que não tenham sido publicadas em livros, campanhas, entre outros).

   Uma pré-seleção será realizada pela Comissão Técnica liderada pelo renomado fotógrafo Rafael Bigarelli. As 20 fotos escolhidas serão postadas na página da SBTMO para votação do público, de 15 de maio a 15 de julho.

   Os trabalhos com o maior número de curtidas serão os ganhadores de medalhas de prata, bronze e ouro. As fotos premiadas serão expostas durante o XXIII Congresso da SBTMO no final de julho. “O TMO nos inspirou a criar esse concurso que tem como objetivo despertar o interesse da sociedade para o assunto, mas, principalmente, celebrar vidas através das fotografias”, completa o médico.

 

 

Participe!
Concurso Fotográfico – 40 anos de transplante de medula no Brasil

Inscrições gratuitas até 30 de abril pelo e-mail fotografia@sbtmo.org.br