Mapa online identifica municípios paulistas que possuem arquivo público, realizam gestão documental e cumprem a Lei de Acesso à Informação

Mapa online identifica municípios paulistas que possuem arquivo público, realizam gestão documental e cumprem a Lei de Acesso à Informação

Por José Luiz H. Galazzini 19/06/2017 - 13:16

O Mapa Paulista da Gestão Documental e Acesso à Informação está disponível para consulta no site do APESP. Esta é uma ferramenta que permite verificar entre os 645 municípios paulistas e suas câmaras municipais, quantos e quais possuem um Arquivo Público instituído, onde existem instrumentos de gestão documental e se Lei de Acesso à Informação (LAI) está regulamentada.

No mapa também é possível acessar os atos publicados referentes à implementação destas políticas, além de informações gerais dos municípios como número de habitantes e região administrativa. A ferramenta ainda traz as notas das avaliações realizadas pelo Ministério Público Federal no âmbito das prefeituras paulistas, e aquelas do Ministério Público Estadual quanto às câmaras municipais, que avaliaram a transparência pública nos órgãos municipais.

As informações encontradas no mapa resultam do trabalho de atendimento técnico e de pesquisas realizadas pelo Centro de Assistência aos Municípios (CAM), ligado ao Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP). O CAM desenvolveu a ferramenta em parceria com o Centro de Processamento de Informações Digitais (CPID) do Arquivo Público. 

De acordo com a equipe técnica do CAM, o mapa será atualizado regularmente. Espera-se que a ferramenta seja testada pelo público e que os municípios possam ajudar a melhorá-la, apontando sugestões e dados a serem modificados. Qualquer inconsistência pode ser informada por e-mail ou telefone.

 

O Mapa e demais informações estão disponíveis na página:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/gestao/municipios/mapa_paulista