Pré-Conferência desta quarta-feira antecede encontro que deve acontecer no próximo dia 24 de julho no Cine-Jequitibá

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá no próximo dia 24 de julho

Por José Luiz H. Galazzini 19/07/2017 - 10:43

A Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza amanhã (19), encontro preparatório para a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá no próximo dia 24 de julho, no Cine Jequitibá, e terá como tema a “Garantia de Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

Nesta quarta-feira (19) a pré-conferência será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro José Tonon e deve contar coma  presença de representantes de diferentes setores da sociedade. A Conferência Municipal de Assistência Social é um momento em que a sociedade, representada pelos usuários, trabalhadores e entidades de assistência social, se reúne para discutir, avaliar e propor mudanças para melhorar a Política de Assistência Social no município.

Para Wilson Aparecido Ferreira, presidente do Conselho Tutelar em Bocaina dentre os desafios e problemas sociais a serem enfrentados pelo município está o crescente aumento no número de menores envolvidos com uso de drogas e violência familiar. “A pré-conferência e a Conferência Municipal seguem o modelo da Conferência Nacional, portanto, tem toda uma documentação para ser feita, tem as diretrizes a serem seguidas que serão trabalhadas neste primeiro momento, que são os eixos temáticos” conclui.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada em agosto de 2016 pelo IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou dados alarmantes sobre os hábitos dos adolescentes brasileiros. O trabalho, referente ao ano de 2015, foi realizado com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, a maioria entre 13 e 15 anos. Os resultados mostram que o percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015; já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período.

Jaú

Em Jaú (15 Km de Bocaina) a XI Conferência Municipal de Assistência Social no dia 21 de julho, a partir das 9 h, no Anfiteatro do Centro Integrado de Desenvolvimento Social (CIDE). A Conferência tem como palestrante Liliane Pereira de Medeiro Basso, que abordará o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, discutindo quatro eixos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais. Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. Acesso as seguranças sócio assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência da renda como garantias de direito sócio assistenciais. A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e co-responsabilidade para a garantia dos direitos sócios assistenciais

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Maria Izilda Mattar é um momento democrático voltado para discussão das políticas sociais. “Através da análise e discussão serão propostas diretrizes para serem apresentadas na Conferência Estadual, participe desse momento”, enfatiza a secretária.