Secretaria de Meio Ambiente participa do programa Quando Acaba a Pilha

serão distribuidos recipientes nos espaços públicos que possuem grande fluxo de pessoas, de forma que os cidadãos possam realizar o descarte adequadamente

Por Paulo Grange 20/07/2019 - 11:05

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aderiu ao programa regional “Quando Acaba a Pilha” do Governo do Estado, que faz parte do projeto Município Verde Azul.

 As pilhas e baterias são compostas de resíduos perigosos que apresentam capacidade de contaminação do solo, da água e do ar devido a presença de metais pesados, afetando a saúde das pessoas.

 Com o objetivo de realizar educação ambiental, criação de pontos de coletas, bem como a articulação para a destinação única desses resíduos, serão distribuidos recipientes nos espaços públicos que possuem grande fluxo de pessoas, de forma que os cidadãos possam realizar o descarte adequadamente e consciente das pilhas e baterias. Os cinco pontos de descartes são: a sede da Secretaria de Meio Ambiente, o Horto Florestal Municipal, Rodoviária, Museu Municipal e no Poupatempo. Haverá também uma ação interna em todas as Secretarias da Prefeitura: os recipientes irão percorrer as repartições públicas para que todos os servidores municipais possam descartar adequadamente esse material, tendo participação ativa nesta ação.

 “O Município alcançando essa certificação recebe o selo Verde Azul do Governo do Estado, além de, no próximo ano, receber recursos para melhoria da gestão. Leve suas pilhas e baterias nos pontos de coleta para realizar o descarte correto desse material”, explica o interlocutor do Programa, Giovani Mineti Fabricio, que também é o responsável também pelo Horto Florestal Municipal.

 Esse programa envolve todas as secretarias, conselhos e a sociedade civil. O Programa Muncípio Verde Azul tem como objetivo melhorar ainda mais a qualidade de vida do munícipe.