45° EDIÇÃO DA COUROMODA ABRE TEMPORADA DE VENDAS DO SETOR CALÇADISTA BRASILEIRO

Em 2018, o evento comemora 45 anos e firma-se como o mais importante encontro de negócios, relacionamento, moda e informação para a indústria e o varejo de calçados e acessórios

Por José Luiz H. Galazzini 20/12/2017 - 13:22

A COUROMODA, que comemora 45 anos em 2018 como a mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, abre oficialmente o calendário de vendas e eventos brasileiros. Sua 45ª edição acontece entre os dias 15 e 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne os mais importantes players do mercado calçadista nacional para apresentar para compradores de todo o Brasil e outros 60 países as novas coleções e tendências do setor.

A edição deste ano vai reunir mais de 2 mil marcas expositoras nos segmentos feminino, masculino, infantil, bolsas e acessórios, que representam cerca de 90% da produção brasileira de calçados e acessórios. Durante seus quatro dias e nos meses seguintes, por estar na data estratégica de compras do varejo, a feira gera negócios que correspondem a 35% do movimento anual do setor.

Integrada 100% à Couromoda e localizada em ponto estratégico na entrada do evento, acontece a 8° edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios. Juntas, as duas feiras oferecem aos lojistas a oportunidade de conferir as tendências da temporada em toda cadeia fornecedora do varejo, ampliando as possibilidades de um resultado 360º ao visitante profissional. Mais focada em marcas de moda brasileiras, novos designers e produtores de pequena escala, a edição conta com curadoria de Rica Benozzati, stylist renomado no mercado.

"A edição de janeiro de 2018 tem um sabor especial porque comemora 45 anos de COUROMODA, que ao longo dessas mais de quatro décadas sempre esteve atualizada com o mercado e acompanhando as novas tendências apresentadas nas grandes feiras mundiais de calçados e moda. A renovação faz parte do DNA da feira e na edição de 2018 não será diferente. Expositores, lojistas e compradores de todas as partes do mundo vão encontrar um evento com layout mais moderno, fashion e antenado com as necessidades dos profissionais que nos visitam, em um ambiente propicio para a geração de negócios e troca de informações", destaca Jeferson Santos, diretor geral da Couromoda.

NEGÓCIOS EM FOCO:

Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter: nesta edição, uma arena será montada dentro do pavilhão, onde acontecerão palestras simultâneas com foco no varejo, tecnologia e futuro do mercado calçadista. A iniciativa é realizada em parceria com o IED, Istituto Europeo di Design, e com o Grupo Padrão;

Interação tecnológica: estarão nesta área de convívio para lojistas, expositores de tecnologia que oferecem soluções, ferramentas estratégicas e de marketing digital para facilitar a adequação ao novo cenário e modo de venda;

Exportação: Couromoda Exporter é uma área dentro da feira destinada às empresas focadas em exportação, que conta com uma vitrine de produtos e um lounge exclusivo para importadores visitantes. Esse espaço facilita o acesso dos mais de 2.200 compradores internacionais, de cerca de 60 países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, ao produto desejado. A exportação de calçado tem um papel importante na economia brasileira, somente até novembro deste de 2017, foram exportados quase 110 milhões de pares, o que resulta um faturamento de U$$ 973 milhões, 11,9% a mais do que o mesmo período de 2016;

Incentivo para micro, pequenas e médias empresas: a Couromoda oferece condições especiais para as micros, pequenas e médias empresas em seus primeiros e segundos anos de participações no evento, por meio dos programas Minha Primeira Couromoda, Couromoda Evolução e Incubadora Couromoda;

Empreendedorismo: pequenos lojistas de calçados e vestuário poderão fazer negócios na feira, incentivados por caravanas organizadas pelo SEBRAE-SP. Outra iniciativa da Couromoda são os estandes coletivos, compartilhados por pequenas e microempresas, que contam com apoio financeiro de federações, governos e também do SEBRAE-SP.

MODA EM FOCO:

Fashion Spot: área da Couromoda que reúne propostas de design diferenciado e inovador, marcas autorais e designers, estilistas e empreendedores que focam seus projetos a atenderem uma nova linha de consumidores ávidos por produtos especiais;

Espaço Novos Talentoss): dentro da São Paulo Prêt-à-Porter, reúne a nova geração de designers, estilistas e marcas de calçados, bolsas e roupas que trabalham na proposta low fashion, com produtos elaborados artesanalmente e com foco no estilo contemporâneo. Alguns deles já exportam para a Europa e Estados Unidos onde o trabalho de alta qualidade artesanal e com matéria prima premium é muito valorizado.