MAIS DE 16 MIL EXAMES SERÃO REALIZADOS PELA PREFEITURA DE PEDERNEIRAS ATÉ O PRÓXIMO MÊS

MAIS DE 16 MIL EXAMES SERÃO REALIZADOS PELA PREFEITURA DE PEDERNEIRAS ATÉ O PRÓXIMO MÊS

Por José Luiz H. Galazzini 22/08/2017 - 17:19

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um mutirão para diminuir e, em alguns casos, zerar a fila para realização de exames no município. O recurso para tal medida, no valor de R$ 300 mil, foi repassado pela Câmara Municipal com a devolução antecipada do duodécimo.

            O mutirão engloba a realização de 16.200 exames laboratoriais entre os meses de agosto e setembro, além de colonoscopia e endoscopia. “Hoje temos uma fila de espera de cerca de 140 pessoas para a colonoscopia e cerca de 350 pessoas para a endoscopia. Com esse recurso, pretendemos zerar as duas filas”, explicou a secretária municipal de Saúde, Adriana Meiado.

            Com os R$ 300 mil do duodécimo, a prefeitura também vai recuperar o aparelho de ultrassom do Centro de Saúde da Mulher, que está com problema nos transdutores, e comprar medicamentos que, por determinação judicial, tem que ser entregues. Essas aquisições estão em processo de licitação.

            Para o prefeito Vicente Minguili, essas melhorias na área da Saúde comprovam a importância de os poderes Executivo e Legislativo trabalharem juntos. “Agradeço à Câmara Municipal que entendeu a necessidade do município e da população, fez economia e conseguiu devolver esse recurso para a prefeitura”, afirmou o prefeito.

            O que é duodécimo – A prefeitura tem por obrigação, prevista em lei, repassar o duodécimo à Câmara Municipal, que é calculado respeitando o valor da receita corrente líquida anual do município. É com esse recurso público que a Câmara funciona. Mas pode fazer a devolução de parte do valor, caso não seja utilizado no decorrer do exercício financeiro.