Ergonomia contribui para o bem-estar no trabalho

Ergonomia contribui para o bem-estar no trabalho

Por José Luiz H. Galazzini 23/05/2017 - 10:14

Especialista do Senac Jaú dá dicas para quem fica sentado por muito tempo evitar dores após o expediente

 

O trabalhador que passa horas em frente ao computador deve ficar atento a algumas medidas que podem ajudar a terminar o expediente sem dores nas costas, pescoço, braços e pernas. De acordo com Fábio Lopes, docente da área de segurança do trabalho do Senac Jaú, ações preventivas aliviam e evitam que esses incômodos apareçam.

“Aplicar a ergonomia no escritório é vantajoso tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Os funcionários ganham por terem sua integridade física respeitada ao utilizar hábitos corretos. Os donos do negócio, ao investir em mobiliário correto, têm como retorno a diminuição de afastamentos e consequentemente aumento da produtividade da empresa”, afirma Fábio. 

As dicas do docente são: sempre apoiar as costas no encosto da cadeira. Os punhos também dever permanecer retos e sobre a mesa de trabalho. Já os pés precisam ficar encostados no chão ou em suportes próprios para apoio. “O ideal também é uma alternância de posturas. O funcionário deve sair da posição sentada e caminhar por cinco minutos para cada hora de trabalho. Alongamentos e movimentos leves de pescoço e membros superiores também auxiliam de forma preventiva”.

Para os interessados em mais informações sobre a aplicação de técnicas ergonômicas no ambiente de trabalho, o Senac Jaú está com inscrições abertas para o curso Ergonomia da Atividade Aplicada. A programação, com duração de 48 horas, prepara profissionais para auxiliar na elaboração da análise ergonômica do trabalho, identificando situações de risco nos postos de trabalho e na implantação dos comitês de ergonomia, visando à prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores.

As aulas começam em 3 de junho e serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas. As inscrições podem ser feitas no Portal Senac (www.sp.senac.br/jau). Outras informações pelo telefone (14) 2104-6400.

30% de desconto

O Senac São Paulo oferece 30% de desconto em todos os seus cursos livres, de idiomas e técnicos presenciais que iniciam as aulas em janeiro de 2017 – para cursos oferecidos nos períodos da manhã e da tarde, no litoral e no interior, o desconto pode chegar a 40%

São diversas opções de cursos nas áreas de arquitetura e urbanismo; beleza e estética; certificações em tecnologia; comunicação e artes; design; educação; eventos e lazer; gastronomia; gestão e negócios; gestão executiva; hotelaria e turismo; idiomas; limpeza, conservação e zeladoria; moda; saúde e bem-estar; e tecnologia da informação.

A instituição oferece infraestrutura moderna, com laboratórios que simulam situações reais de trabalho em suas 60 unidades distribuídas em todo o Estado. Conheça a programação completa de cursos oferecidos na instituição de excelência e tradição de 70 anos em educação profissional, por meio do Portal Senac – www.sp.senac.br.

Serviço

Ergonomia da Atividade Aplicada

Data: 3/6 a 26/8

Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas

Duração: 48 horas

 

Informações

Senac Jaú

Endereço: Rua São Sebastião, 145 – Chácara Braz Miraglia

Telefone: (14) 2104-6400

E-mail: jau@sp.senac.br