Bocaina realizará a tradicional passagem de fiéis por fogueira

Festa de São João começa hoje e prossegue até o dia 16 de julho

Por José Luiz H. Galazzini 23/06/2017 - 09:40

A Festa de São João Batista terá início hoje, em Bocaina (69 quilômetros de Bauru), com a tradicional passagem de fiéis sobre o braseiro da fogueira e praça de alimentação com barracas típicas e parque de diversões. Até 16 de julho, estão programadas missas, procissão e shows musicais, além de corrida de pedestre em homenagem ao padroeiro do município.

A bênção e a passagem dos fiéis descalços sobre a fogueira em frente à Igreja Matriz de São João Batista, marcada para a meia-noite, se repete desde 1891. Às 18h, uma equipe dará início à preparação das brasas, que serão espalhadas com cuidado para garantir o sucesso e a magia do espetáculo de fé e coragem que atrai, todos os anos, centenas de visitantes à Bocaina.

Antes, haverá missa, solenidade com a presença do bispo diocesano Dom Paulo Cezar Costa e show com a dupla sertaneja Ulisses e Moisés no palco central. O Bar da Festa, especialmente montado para atender aos paladares mais exigentes, contará com variado cardápio de porções e bebidas e telão para que o público não perca nenhum lance da passagem pelo braseiro.

A festa também terá barracas com doces, batata frita, pastéis e espetinhos. No sábado (24), às 19h, haverá missa seguida de procissão e shows com Everton Henrique (Bar da Festa) e Paulinho Gomes (Largo da Matriz). No domingo (25), a festa contará com o tradicional almoço, shows musicais e leilão. As apresentações musicais prosseguem aos finais de semana até 16 de julho.

No dia 7 de julho, o Salão de Festas da Igreja São Judas será palco da "Noite Italiana", com show de Ricardo Bombarda. O "Quadrilhão" no Largo da Matriz está marcado para o dia 9 de julho, às 20h. A festa será encerrada no dia 16 de julho com missa de ação de graças, leilão de gado, almoço no Bar da Festa, shows musicais, quadrilha e escalada do pau de sebo. 

"Nos preparamos para oferecer uma recepção à altura de nossa gente e daqueles que virão de outras cidades para prestigiar nosso maior atrativo turístico", diz o prefeito Marco Antônio Giro, o Pipoca. "Contamos com uma importante parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, que presenteou nossa cidade com a estrutura de palco, arquibancadas, barracas e grades de segurança para oferecer maior comodidade a todos". A programação completa da festa está disponível no site http://www.bocaina.sp.gov.br

Corrida de São João

Nesse sábado (24) às 19h, será realizada em Bocaina a 26ª edição da Corrida de Pedestre de São João Batista, com percursos de 5 e 10 quilômetros e saída da Praça Remígio Diegues (Praça da Rodoviária). Segundo a prefeitura, mais de 600 atletas deverão participar da prova e haverá premiação para os vencedores nas categorias feminino e masculino. A corrida é organizada pela Alvorun. Logo após a premiação, será realizado show na Praça da Matriz de São João Batista com a Banda Moves e Sam (ex-sambô).