Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Recinto da Expo em Jaú no sábado

Apresentação integra Semana João Ribeiro de Barros para celebrar os 92 anos da travessia do Hidroavião Jahu

Por Paulo Grange 24/04/2019 - 12:00

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

ACESSE "VIDEOS" NO JAUMAIS E VEJA MANOBRAS DOS AVIÕES

Vai ter show da Esquadrilha da Fumaça em Jaú neste sábado (27/04). A apresentação será às 16h na Rua Saúl Galvão de Barros França (próximo à ExpoJaú), no Jardim Padre Augusto Sani. Mas será possível ver as manobras dos aviões de várias partes da cidade. O show da esquadrilha atrai grande interesse público, com milhares de pessoas comparecendo. 

A Semana "João Ribeiro de Barros" teve início na terça-feira no Museu Municipal “José Rapahael Toscano” com palestra do diretor  Fábio Grossi dos Santos. Nesta quarta alunos do quarto ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) irão apresentar às 19h, no auditório do Complexo Integrado para o Desenvolvimento Educacional (CIDE) trabalhos sobre João Ribeiro de Barros.

Na quinta-feira (25/04), às 19h30, no Museu Municipal erá exibido documentário sobre a vida do aviador produzido pela TV Câmara. Na sexta-feira (26/04), às 8h e às 13h30, no Cinema Municipal haverá exibição do documentário sobre a vida do aviador produzido pela TV Câmara para alunos da EMEF “Dr. Pádua Salles”.

 Em 27/04 (sábado), às 10h, na Praça da República (Jardim de Baixo), haverá um Sábado na Praça especial, com apresentação da Banda Carlos Gomes. À tarde, a partir das 14h, terá atrações no Recinto da Expo, sendo que a Esquadrilha da Fumaça fará sua apresentação para toda a população às 16h. No domingo, às 9h, na Praça Siqueira Campos, ocorre ato cívico em homenagem ao aviador João Ribeiro de Barros.

 

 

Esquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça tem por objetivo divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de demonstrações aéreas. A equipe é formada por 13 pilotos militares que voam a aeronave Embraer A-29 Super Tucano. O time conta, ainda, com uma equipe de mecânicos, os chamados Anjos da Guarda, uma equipe de militares de serviços administrativos e de apoio. Possui 66 anos de história e mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em outros 20 países. É mundialmente conhecida por sua especialidade: o voo de dorso.

 

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Dependendo do local da apresentação e da meteorologia do momento, a duração e o número de acrobacias executadas podem ser diferentes.

Em uma demonstração aérea, antes da decolagem, os sete pilotos são acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o Líder da Esquadrilha, marchando até os aviões e iniciando as ações necessárias para a partida das aeronaves. Após todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo.

A demonstração com o A-29 Super Tucano procurou seguir a sequência de manobras que eram realizadas com o avião anterior, o T-27 Tucano, fazendo as adequações necessárias devido ao fato de a aeronave ser mais potente e apresentar maior capacidade operacional. A Fumaça também voltou a realizar duas manobras que não estavam mais sendo executadas pelo T-27: Lancevaque e Chumboide. Outra novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

 

HISTÓRIA

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro.

Equipe de oficiais pilotos no ano de 2019:

#1 – Tenente-Coronel Aviador Marcelo Oliveira Silva

Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues

#2 – Capitão Aviador Rafael Magri Grothe

1o Tenente Aviador Leonardo Augusto Reis Leite

#3 – Capitão Aviador Lucas Pacheco Yoshida

Capitão Aviador Renan Novaes Santoro

#4 – Major Aviador Juliano Augusto Sousa Nunes

Capitão Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho

#5 – Capitão Aviador Gustavo de Azevedo Natalício

Capitão Aviador Pedro Augusto Esteves

#6 – Capitão Aviador Felipe Caldoncelli Barra Melo

1o Tenente Aviador Vinícius Moreno

#7 – Major Aviador Cléryson Wander Teixeira

Capitão Aviador Nilson Rafael Oliveira Gasparelo