Jaú volta a ter time de basquete em liga regional: agora na categoria 35+

Desta vez a categoria é 35+ e a competição é Copa Cartão de Todos, organizada pela LABB de Bauru

Por Paulo Grange 25/02/2019 - 22:19

O basquete de Jaú tem alguns momentos de sucesso na história, mas nada se compara ao ano de 2003, quando disputou a Divisão Especial do Campeonato Paulista. Jogadores que jogavam ou apoiavam o Jaú Basquete naquela época voltam a se reunir para disputar um campeonato. E já fizeram o primeiro jogo. E saíram de quadro vitoriosos.

Desta vez a categoria é 35+ e a competição é Copa Cartão de Todos, organizada pela LABB (Liga Amadora de Basquetebol Bauruense. Jaú disputa com o time Basketeiros S.A, que tem página no Facebook e celebra a amizade acima de tudo - procure no Face o perfil "35 Jaú Basquete".

No sábado (23/02) a equipe Basketeiros jogou em Bauru na abertura da Copa Cartão de Todos. E venceu o Pit Bulls / Bauru por 68 a 60 no Ginásio Panela de Pressão. No mesmo grupo está ainda o time da Associação Atlética Botucatuense, que venceu a ITE por 48 a 39.

Os pontuadores foram Márcio (2), Fernando (18), Gabriel (14), Marcelo (9),  Marcos (2), Ramon (13) e Fábio (10). A próxima partida será no dia 10 de março, às 9h, no mesmo local, contra o time da ITE/Bauru. Pela mesma Liga (www.labbasquete.com.br) é realizado o campeonato na categoria livrecom 7 equipes.

"A equipe Basketeiros S.A é formada por amigos dos quais vários fizeram parte da equipe vencedora de 2002 e 2003, que levou Jaú à divisão especial do basquete paulista. Hoje estamos participando da Copa Cartão de todos- Basquetebol 2019 em sua primeira edição", relembra o pivô Marcos Paulo Borges. São quatro times no grupo, com rodadas sempre em Bauru - todos contra todos e playoff na etapa final

De acordo com Marcão, que também joga por Jaú, o time não tem vínculo com a Prefeitura de Jahu e nem apoio da Secretaria de Esportes. "Estamos bancando taxa de arbitragem e viagem. As empresas Jahuba e Gente Mais Consultoria e Treinamento deram uniforme e as bolas Spalding, que são as utilizadas na Liga."

  Jaú x Pit Bulls

Campanha histórica em 2002/2003

No ano de 2002 Jaú disputou o Campeonato Paulista de Basquete da Série A-2. Fez um grande campanha superando Poá nas quartas-de-final e Jundiaiense na semifinal. Na final, o Jaú/Fivefacas/Unimed pegou o forte time profissional de Assis e acabou ficando vice-campeão ao perder a série final.

O segundo lugar deu vaga a Jaú na elite - Campeonato Paulista da Série A-1 - pela primeira vez na história. Dentre os 13 participantes, ficou em 12º lugar, com quatro vitórias em 24 partidas. Terminou à frente de Santo André, clube que só venceu duas vezes. O campeão foi o COC/Ribeirão Preto em cima do Uniara/Araraquara. Foram semifinalistas ainda Corinthians/Mogi e Franca Basquete.

Enquanto estava na A-2, Jaú jogava com Serginho (ala), Luizão (pivô), Marcos Paulo (pivô), Márcio Nazzi (armador) e Fabiano (ala). Também contava com Alexandre (ala), Orlandinho (armador), Tiquinho (pivô), Guilherme Guaraná (ala), André Nicolete (pivô), Márcio Galante (ala) e Jeferson Domingos (pivô).

Na elite a Associação Jauense de Basquete, presidida por Gilson Guarnieri Garcia, contratou alguns jogadores, mas manteve no elenco vários atletas da cidade  e da campanha histórica do ano anterior. Em 2004 o time não teve recursos para continuar a disputar o Estadual.

 2002

 1999