Wilsinho Fittipaldi passa por Jaú e fala de levar F-Vee para mais autódromos

Consultor da Fórmula Vee esteve em Jaú para abertura de Exposição com fotos do piloto Cristiano Denardi e diz que jauense tem desempenho fabuloso no campeonato

Por José Luiz H. Galazzini 25/09/2017 - 15:20

O consultor da Fórmula Vee Brasil, Wilsinho Fittipaldi, esteve em Jaú no sábado (23/09) para a abertura de Exposição Veeletrizante - mostra do fotógrafo Eder Martins que retrata a carreira do piloto jauense Cristiano Denardi na categoria. A exposição está no Jaú Shopping, onde poderá ser vista até o fim de outubro.

Wilsinho, um ex-piloto de Fórmula 1 e ex-chefe da equipe brasileira Coopersucar na principal categoria do automobilismo mundial, é responsável pelo renascimento da F-Vee. Em Jaú, ele falou dos planos da categoria em expandir para outros autódromos, citou a meta de ter 20 pilotos na temporada 2018, ante 14 neste ano e de apenas quatro na temporada passada.

 

Eventos de divulgação

Sobre a Exposição em Jaú, ele disse que eventos como esse ajudam a impulsionar a categoria e o próprio automobilismo brasileiro. Wilsinho disse que o piloto quando pensa em deixar o kart não tinha outra opção barata para continuar correndo. Agora tem. "Ou continuava no kart ou vai para a Fórmula 3, só que esta custa R$ 500 mil por ano. Na Fórmula Vee o custo é de R$ 80 mil."

Sobre o equilíbrio no Paulista de Automobilismo da Fórmula Vee, onde os três primeiros colocados estão separados por quatro pontos - Denardi é o terceiro, com 76, contra 79 de Heitor Nogueira e 80 de Gabriel Silva. "Essa é a característica, a de ser uma atração para o patrocinador e para quem gosta de automobilismo. Neste ano tivemos três chegadas em Interlagos com menos de um décimo de diferença na chegada. Isso enobrece a categoria".

 

Cristiano: desempenho fabuloso

Wilsinho Fittipaldi disse que ações como Cristiano Denardi e a Fórmula Vee organizam ajudam o esporte - em maio, um carro da categoria correu em avenida da cidade e ficou em exposição. Agora, a exposição fotográfica apresenta a todos um pouco do que é a categoria.

Os bons resultados de Cristiano ajudam isso - ele venceu duas etapas em Interlagos no Paulista e chegou a ser vice-campeão mineiro da categoria. Wilsinho disse que para as etapas finais (dezembro) podemos esperar um melhor desempenho de Denardi e melhor ainda para 2018.

"Ele está com um desempenho fabuloso. Nunca correu nada e de uma hora para outra apareceu e passou a chamar a atenção", diz. O chefe da equipe para a qual Cristiano corre admite que as vitórias do jauense "levantaram suspeita de que o carro dele tinha algo diferente", mas mesmo com a troca de motor "ele continuou ganhando e isso é espetacular."

Para Wilsinho Fittipaldi, que chegou a vir a Jaú nos anos 80 quando o filho Christian corria de kart, o trabalho que está sendo feito com a Fórmula Vee vai ajudá-la a popularizá-la, atrair mais pilotos e patrocinadores. "Até que um dia vamos chegar a uma cidade e ver a possibilidade de fazer uma corrida. Se Jaú tiver como fazer uma corrida, vamos fazer, para expandir o máximo possível."

Essa opção a novas pistas, segundo ele, é por causa da complicação que é organizar corridas em Interlagos, que pode vir a ser privatizado pela Prefeitura de São Paulo. "Ninguém sabe qual o futuro de lá. É complicado, custa um absurdo correr lá. Tem de ser resolvido esse problema o mais rápido possível."

No interior paulista, Piracicaba tem sido uma alternativa. Em outros Estados, a categoria já teve provas em Curvelo (MG) e Campo Grande (MS). A próxima etapa e última da Fórmula Vee em São Paulo será de 16 a 17 de dezembro.

Veja mais Fotos

Texto e fotos: Paulo César Grange

 

Classificação do Campeonato Paulista após oito de dez etapas, 
(com o descarte dos três piores resultados)

1)      Gabriel Silva – 80 pontos

2)      Heitor Nogueira – 79

3)      Cristiano Denardi – 76

4)      Zigomar Júnior  – 69

5)      Murillo Latorre – 64

6)      Gabriel Paulino – 58

7)      Cesar Gallagi  – 44

8)      Kenner Garcia  – 32

9)      Guilherme Silva – 16

10)   Lélio Assumpção – 15

11)   Rodrigo Gimenes – 14

12)   Paulo Loco – 10

13)   Thiago Vaz – 8

14)   Alberto Otazú – 7

15)   David Taylor (GBR) – 6

16)   Gustavo Camilo – 4

17)   Suzane Carvalho – 2

18)   Christopher Robson(EUA) – 2

19)   Plínio Cintra – 1

20)   Leandro de Paulo – 1

21)   Augusto Santin – 1