Índice de infestação de larvas do Aedes em Bariri preocupa

O IB está avaliado em 1,23, o que aponta "situação de alerta" ao município.

Por Paulo Grange 26/03/2019 - 21:30

A Vigilância Epidemiológica de Bariri divulgou, nesta terça-feira (26), o número do Índice de Breteau (IB) para Analise de Densidade Larvária (ADL) realizado em Bariri em janeiro deste ano, através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).

O IB está avaliado em 1,23, o que aponta "situação de alerta" ao município. Os índices acima de 1 e até 3,9 são considerados como situação de alerta. Já superiores a 4 são tidos como risco de surto.

A Vigilância Epidemiológica faz um alerta a população com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios e a melhor forma de combater e eliminando acumulo de água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outro.

Os proprietários de lotes e casas vazias também devem manter as propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, Zika e Chikungunya.

Foto: Divulgação