Dois Córregos transforma braços de energia em grades para creche

Segundo o Executivo, a ideia de reutilizar os pedaços de ferro que estavam sem uso faz parte de uma política de reaproveitamento de materiais descartados

Por Paulo Grange 26/04/2019 - 08:04

A Prefeitura de Dois Córregos decidiu reaproveitar dezenas de braços para iluminação pública antigos que estavam guardados no almoxarifado municipal e transformá-los em grades de proteção e portão para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professor Cícero Bertelli, localizado no Conjunto Habitacional Laís de Freitas Casonato.

Prefeito de Dois Córregos, Ruy Favaro (PTB), mostra os braços para iluminação que estavam sem uso no almoxarifado

Segundo o Executivo, a ideia de reutilizar os pedaços de ferro que estavam sem uso faz parte de uma política de reaproveitamento de materiais descartados em serviços de manutenção que foi adotada pela administração com o objetivo de economizar recursos públicos e preservar o meio ambiente.

O prefeito Ruy Favaro (PTB) explica que os braços para iluminação pública foram retirados de diversas ruas e avenidas com a criação do programa "Bairro mais Claro", que substituiu vários pontos de luz na cidade. "Desde o fim de 2018, foi decidido dar um destino diferente ao ferro acumulado", diz.

"O Cemei Prof. Cícero Bertelli, no Conjunto Habitacional Laís Casonato, vinha sendo alvo de vandalismo e depredação do patrimônio. A ideia veio para trazer mais segurança aos alunos e funcionários da unidade". Além das grades e do portão, a prefeitura aumentou a altura do muro no entorno da unidade.

As melhorias, que incluem também pintura interna e externa do prédio, foram elogiadas pela diretora da Cemei, Nilza Barros, em sua página no Facebook. "Essas benfeitorias nos trouxeram maior segurança e privacidade", afirma. "A educação precisa de respeito e dignidade. Nossa sociedade é feita com cidadãos responsáveis e é no piso de uma escola que se faz um cidadão de bem".