Campanha nacional de vacinação contra a gripe é prorrogada

Campanha nacional de vacinação contra a gripe é prorrogada

Por José Luiz H. Galazzini 26/05/2017 - 10:06

Grupo prioritário terá até o dia 9 de junho para ir até os postos de saúde receber uma dose contra três sorotipos: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Segundo a Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde do Município, até o momento foram vacinados 2.542 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 3.635 profissionais da saúde, 554 gestantes, 114 puérperas e 12.618 idosos. Entre esses grupos, que totalizam 19.463 doses aplicadas, a cobertura vacinal é de 60,17%, pois sua população em Jaú é de 32.344 habitantes.

Esclarecimento

A vacina contra influenza é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Apesar da importância da vacina, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Pacientes com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de 6 meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a dose.

Brasil

Balanço indica que, até quarta-feira, foram vacinados 35,1 milhões de brasileiros. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas. A população prioritária desta campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 63,6% foram vacinados.