Confira um resumo da 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jahu realizada nesta segunda feira

Confira um resumo da 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jahu realizada nesta segunda feira

Por José Luiz H. Galazzini 26/06/2017 - 18:46

PROJETO DE LEI

ESTABELECIMENTOS DEVEM DISPONIBILIZAR CADEIRA PARA PESSOAS OBESAS

Aprovado, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 13/2017, iniciativa do vereador Luiz Maurílio Moretti, que dispõe sobre a obrigatoriedade das praças de alimentação de centros comerciais, shopping centers, agências bancárias e estabelecimentos voltados ao entretenimento a disponibilizarem cadeiras adaptadas às pessoas obesas. O projeto considera estabelecimentos voltados ao entretenimento as casas de shows, os teatros, as casas de festas, cinemas e demais estabelecimentos similares.
A proporção de assentos destinados às pessoas obesas deverá ser de, no mínimo, 10% (dez por cento) do total das cadeiras existentes na área da praça de alimentação dos estabelecimentos mencionados no projeto. O estabelecimento que não se adequar às regras propostas poderá sofrer as seguintes penalidades: notificação; multa; suspensão das atividades do estabelecimento, por prazo indeterminado, até que sejam sanadas as irregularidades; cassação do Alvará de Funcionamento. Deverá, no entanto, ser concedido ao estabelecimento infrator o prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento da respectiva notificação, para apresentação de recurso junto ao órgão competente. O vereador Maurílio Moretti ressalta na justificativa do projeto que pretende dar mais qualidade de vida aos obesos, garantindo assentos adequados que trazem mais segurança, reduzindo o risco destas pessoas de caírem ou enfrentarem situações vexatórias. Também consta na justificativa do projeto que o Ministério da Saúde alerta que mais de 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, embora o índice de obesidade esteja estável. Essa taxa, há nove anos, era de 43%.

TRIBUNA CIDADÃ

Gabriela Aferri é Chefe de Sessão Técnica da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jahu "Hélio de Moraes" e utilizou a Tribuna da Câmara para falar sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido na área tecnológica voltada ao setor agrícola.
A Unidade de Pesquisa de Jaú é vinculada ao Polo Regional Centro Oeste da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), que tem a finalidade de articular as unidades sob sua coordenação na geração, adaptação e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos, a partir de uma visão multidisciplinar focada em cada região paulista, contemplando as principais cadeias de produção locais.
Gabriela também falou sobre o IV encontro DNA - Desenvolvendo Nosso Agronegócio que será realizado nos dias 13,14 e 15 de setembro na sede na Unidade de Pesquisa em Jahu.

HOMENAGEM AO JOGADOR DE BASQUETE GABRIEL JAÚ

Aprovada Moção de Congratulações e Aplausos ao jogador de basquete jauense Gabriel Volpato Crepaldi Galvanini. O texto é de autoria do vereador Toninho Masson.
O homenageado nasceu na cidade de Jaú em 11 de setembro de 1998. É o primeiro filho de Fábio Galvanini e Patricia Crepaldi Volpato Galvanini. Gabriel carrega o nome de sua terra natal como apelido desde pequeno, quando iniciou nas categorias de base do Bauru Basquete. Mesmo com apenas 18 anos, o versátil ala/pivô já atuou no Palmeiras e passou pelo basquete espanhol antes de voltar ao Bauru, no ano passado.
Um dos grandes nomes da nova geração do basquete nacional, Jaú disputou a LDB 2015 pela Seleção Brasileira Sub-17 e fez parte do elenco verde-amarelo que conquistou o terceiro lugar na Copa América Sub-18, em 2016.
No dia 17 de junho Gabriel Jaú honrou mais uma vez nossa cidade e se tornou Campeão Nacional de Basquete, o NBB (Novo Basquete Brasil), e encheu de orgulho todos os jauenses.

MOÇÃO AOS COORDENADORES DO MOVIMENTO MAIO AMARELO

De autoria do vereador Fábio Souza, aprovada Moção aos coordenadores do Movimento Maio Amarelo por Jahu sem acidentes. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, sociedade civil organizada para que, fugindo das ideias triviais e costumeiras, possam conscientizar algumas esferas, como as pessoas, sobre a importância de seguir e respeitar as normas de trânsito, preservando a vida, os órgãos fiscalizadores, para serem mais atuantes e agirem com rigor e os órgãos públicos em cumprir com suas responsabilidades que é normatizar, organizar e manter as vias públicas adequadas para ter um bom trânsito evitando acidentes. A homenagem é direcionada a Carlos Alberto Contador; Fernando Jose Da Rocha; Marcio De Almeida; Vera Lucia de Toledo Pedroso; e Veidson Marcelo Gonçalves.

MOÇÃO DE APLAUSOS PARA PROJETO DA FATEC

Aprovada Moção de Aplausos e Congratulações de autoria do vereador Roberto Carlos Vanucci aos alunos Giovane Alex Pessute e Leonardo Alex Vicente junto ao professor Flávio Cardoso Ventura, do curso de Gestão de Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC), pelo projeto de produto SKT FISIO. O projeto foi criado para a fabricação de um skate adaptado para uma paciente recentemente curada do Câncer, Lorena Reginato, de apenas 13 anos, conhecida também pelo seu canal no Youtube “Careca TV”.
A finalidade do projeto é contribuir como auxílio ao processo de fisioterapia da paciente, resultando em melhorias para sua saúde psicológica como estímulos aos movimentos corporais, trazendo fortalecimento aos membros, e também emocional, proporcionando prazer através do esporte de seu agrado.

HOMENAGEM A MARILDA APARECIDA TEBALDI

De autoria do vereador Fernando Barbieri, aprovada Moção de Aplausos e Congratulações a Marilda Aparecida Tebaldi, que é Coordenadora Pedagógica no SESI JAÚ.
Formada em Pedagogia, ingressou na Rede SESI de Ensino em 16/05/1988 no cargo de Auxiliar Docente. Em 1993 assumiu o cargo de Coordenadora do Centro Educacional e a partir de 2007 tornou-se Coordenadora Pedagógica, cargo que atua até hoje. Marilda sempre atuou com compromisso profissional, assumindo desafios, apoiando ações e cooperando para a concretização dos objetivos e metas da instituição.
De acordo como texto do projeto, o vereador salienta que a homenageada está sempre apoiando e mobilizando toda a equipe, liderada por ela, a trabalhar em direção as metas e estratégias estabelecidas, além de estabelecer uma relação de parceria com a comunidade escolar.