Viva Bauru: cidade em festa desta sexta-feira até a próxima terça-feira

Maior evento solidário e gratuito da grande região central do Estado comemorará o aniversário de Bauru durante cinco dias com atrações culturais, educativas e de lazer

Por José Luiz H. Galazzini 28/07/2017 - 09:01

O céu colorido de pipas e o chão colorido de gente, mais uma vez, transformarão a paisagem do Parque Vitória Régia. Começa nesta sexta-feira (28) mais uma edição do Viva Bauru, o maior evento solidário e gratuito da grande região central do Estado, que manterá a cidade em festa até o feriado, em comemoração aos 121 anos de Bauru.

Uma realização do Jornal da Cidade, Prefeitura Municipal e Rede Confiança Supermercados, o megaevento também celebra os 50 anos do Jornal da Cidade e algumas das recentes conquistas da cidade, como o curso público de Medicina, a inclusão da construção do novo Fórum de Bauru na lista de prioridades do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ) e o anúncio do início do tratamento primário de esgoto até o final do ano.

Em meio às boas notícias, o Viva Bauru trará programação vasta, para agradar jovens, idosos e crianças. Reforçando sua marca de entretenimento democrático e solidário, o evento será aberto a partir das 19h desta sexta-feira (28), com o início da Festa do Sanduíche Bauru.

A solenidade contará com a presença de diversas autoridades e apresentação da Banda Sinfônica Municipal e Luiz Ornelas Trio. Neste ano, a meta é atingir 25 mil lanches vendidos e mais de R$ 300 mil para destinação às 28 entidades parceiras lideradas pela Associação das Entidades de Promoção e Assistência Social (Aeaps).

A Festa do Sanduíche Bauru ocorrerá no gramado atrás do anfiteatro do Vitória, onde também ficará o estande do "Bauruzinho", ação de Fernando Mantovani, e o Bar Bauru, espaço temático que evidenciará a gastronomia e a receita do verdadeiro bauru e fará homenagens a personalidades que contribuem para a festa e a preservação da memória do lanche.

AMPLO

Nos cinco dias, o Viva Bauru espera receber mais de 100 mil pessoas no Parque Vitória Régia. Além do seu caráter de cidadania, o megaevento trará diversas atividades culturais, educativas e de lazer, incluindo shows de diversos ritmos. No encerramento, sobem ao palco o cantor Simoninha e Jazz Big Band.

O público poderá, ainda, saborear o Big Bolo Bauru (de 32 metros quadrados, com 25 a 30 mil pedaços e que foi confeccionado pela primeira vez no centenário de Bauru, em 1996), se encantar com a exposição de flores e artesanato, mostra de viaturas militares, carros antigos e off-roads e levar a garotada para aproveitar os brinquedos e jogos gratuitos. Bebidas, comidas e brinquedos também serão comercializados pelas cerca de 200 barracas de ambulantes.

Haverá, ainda, distribuição de 1,5 mil mudas de árvores de várias espécies pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ação que integrará a mostra ambiental Festieco/Fimab, realizada pela primeira vez dentro do Viva Bauru. Durante a festa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), fornecerá informações da estrutura turística da cidade.

SEGURANÇA

Douglas Reis
Mandaliti fala sobre policiamento do evento

Para garantir a segurança do público que for ao Parque Vitória Régia, a Polícia Militar irá destacar um efetivo de 40 homens a cada dia, que atuarão em várias frentes estratégicas de trabalho. No feriado, em que há expectativa de maior público, serão escalados 130 policiais em dois turnos.

Segundo o comandante da 1.ª Companhia da PM, o capitão Bruno Mandaliti, nos cinco dias, estarão presentes policiais da Cavalaria, Canil e Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), que cuidarão principalmente do entorno do evento. Policiais a pé, incluindo o reforço contratado pela atividade delegada e pela Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem), permanecerão monitorando todas as áreas do parque.

"E manteremos um posto de comando fixo, que ficará na calçada, na direção do palco, para orientar e atender solicitações da população, como, por exemplo, casos de crianças perdidas", frisa o capitão.

Malavolta Jr.
Faísca é presença garantida

ALEGRIA

Muito querido pela garotada, o palhaço Faísca participará de mais uma edição do Viva Bauru. Além de animar o público e entoar o "Parabéns a você" durante corte do Big Bolo Bauru, a partir das 15h do dia 1 de agosto, ele se apresenta no palco do Vitória Régia no domingo e no próprio feriado.

"Levaremos alguns cantores, que farão shows musicais, e faremos sorteios de brindes também", adianta.

No domingo, ele comanda as brincadeiras com os convidados das 11h às 13h e, na terça-feira, das 10h às 11h e das 12h às 13h. No intervalo, haverá apresentação do grupo Muguenkyo de Taikô.

LANÇAMENTO DA MEDICINA

As comemorações ao aniversário de Bauru também contarão com a presença do governador Geraldo Alckmin. Ele participará do lançamento oficial do curso público de Medicina na cidade, a partir das 11h de 1 de agosto, no câmpus da USP. A solenidade também contará, entre outras autoridades, com a presença do secretário de Estado da Saúde, David Uip; do deputado estadual Pedro Tobias; do prefeito Clodoaldo Gazzetta; do presidente da Câmara Municipal de Bauru, Sandro Bussola; do reitor da USP, Marco Antonio Zago; e da professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho).

TEMPO FIRME NOS CINCO DIAS

Se Deus é brasileiro, São Pedro será bauruense pelo menos durante os cinco dias de festa. A promessa vinda dos céus é de tempo seco desta sexta-feira (28) até o feriado, sem previsão de chuvas. Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), a massa de ar seco continuará atuando sobre o Estado e o tempo permanecerá estável, com pouca nebulosidade e baixa umidade relativa do ar. No período, as temperaturas devem oscilar, em média, entre 13 e 27 graus.

SERVIÇO

O Viva Bauru será realizado no Parque Vitória Régia nesta sexta-feira (28), das 19h às 22h; nos dias 29 e 30, das 11h às 22h; no dia 31, das 19h às 22h; e no dia 1 de agosto, das 11 às 22h.

O megaevento é uma realização do Jornal da Cidade, Prefeitura Municipal e Rede Confiança Supermercados, com patrocínio da Estre Ambiental, Unimed Bauru, Transurb, Cart-Invepar e Mondelli. A festa conta, ainda, com parceria da Alpha Secure, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, Bauru Painéis, Lume Light, Confraria Fernandes, Marca Empreendimentos e Participações, Bauru Pocket, 96FM e JCNET. Os parceiros sociais são a Bunge Pro, Anaconda, Moinho Santa Clara, Padaria Copacabana, Kibon, Hulala, Mauri, Docepan, Vispan, Imagem Papelaria, De Bike, Campesca e Centrinho-USP.

A atuação organizacional é da Aeaps, Sebes, Sedecon, Comtur, Semma e Secretaria Municipal de Cultura e a atuação social é do Senac, Sesc, Sesi/Senai, Sest/Senat, Emdurb, DAE, Prata, Grupo Voluntários em Ação, Grupo Escoteiro Guia Lopes, Grupo Escoteiro Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Tiro de Guerra. O Viva Bauru tem como parceiros de mídia a Record Paulista, TV Preve, Polvo, TV FIB, TV Unesp e Rádio Auriverde. O planejamento é da Projeto Cidade.