Museu Municipal de Jahu inaugura painel interativo sobre a História do Município

Museu Municipal de Jahu inaugura painel interativo sobre a História do Município

Por José Luiz H. Galazzini 28/08/2017 - 11:37

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou neste domingo (27/08), às 10h, um painel interativo sobre a história do Município, que completou 164 anos em 15 de agosto, no Museu Municipal “José Raphael Toscano”.

“O painel consiste em uma linha do tempo de Jahu, que contempla todo o período da História da cidade em que se tem notícia, ou seja, até mesmo antes de sua fundação oficial. Contém fatos que destacam como protagonistas vários setores da sociedade jauense e ainda algumas personalidades que marcaram nossa História”, explicou Cléo Furquim, secretária de Cultura e Turismo de Jahu.

Essa linha do tempo faz, também, um paralelo com a História do Brasil, permitindo a comparação dos acontecimentos de Jahu com o contexto nacional. “Mas a característica mais interessante é sua interatividade com as pessoas. O painel possui imãs destacáveis que permitem que o visitante aprenda sobre a cidade de forma divertida”, destacou Fábio Grossi dos Santos, diretor do Museu Municipal “José Raphael Toscano”.

A elaboração do painel interativo foi fruto de pesquisa do Grupo de Estudos Históricos e Arqueológicos do Museu Municipal de Jahu. Os estudos duraram cerca de um ano e contou com a colaboração de 16 pessoas, entre especialistas da História de Jahu e entusiastas. “Sua realização só foi possível pelo esforço conjunto dessas pessoas e também de empresas parceiras”, finalizou Fábio Grossi dos Santos.