Oficina Interlegis senado mulheres na Câmara Municipal de Jaú

Oficina Interlegis senado mulheres na Câmara Municipal de Jaú

Por José Luiz H. Galazzini 29/06/2018 - 18:50

Diversas atividades foram realizadas nesta sexta-feira, 29 de junho de 2018, em prosseguimento a Oficina Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas, organizada de forma inédita em Jahu por meio da Escola Legislativa da Câmara Municipal.

A Oficina, que teve início na manhã de hoje, é uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro e a Procuradoria Especial da Mulher, além de outros órgãos ligados às questões de gênero do Senado. Na Câmara Municipal de Jahu, o evento contou com a coordenação da vereadora Cléo Furquim, que solicitou a vinda do programa, que já passou por outras cidades do Brasil, junto à senadora Marta Suplicy.

Ao todo, 70 pessoas se inscreveram no início da manhã para participar das atividades da Oficina, sendo que praticamente 40 destas também estiveram presentes nos Módulos realizados no período da tarde.

No primeiro Módulo da Oficina a analista do Senado Federal Eleonora Stanziona Viggiano palestrou sobre o tema “Observatório da Mulher contra a Violência: Produção de dados sobre violência contra as mulheres”. A atividade teve por objetivo discutir a produção de dados sobre violência contra as mulheres, sensibilizando os órgãos locais sobre a importância do bom registro dos dados. A atividade contou com uma apresentação do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal sobre o panorama de violência contra as mulheres, as bases de dados disponíveis, os avanços e desafios na obtenção e sistematização dos registros de violência.

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Jahu, a fisioterapeuta e jornalista Rita Polli Rebelo conduziu o Módulo 2 da Oficina, com o tema "Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida". A dinâmica ofereceu informações técnicas sobre o funcionamento do corpo em suas características físicas, emocionais e psíquicas. A oficina também elucidou as garantias legais em saúde das mulheres e a consciência cidadã, abrangendo direitos sexuais e direitos reprodutivos, com esclarecimentos sobre os direitos humanos e do enfrentamento à violência doméstica no contexto da Lei Maria da Penha.

Já no Módulo 3 da Oficina, realizada no Cinema Municipal de Jahu, as facilitadoras Ramíla Moura e Cristina Monteiro abordaram o tema "Ascensão Profissional de Mulheres", ocasião em foram compartilhados conhecimentos e experiências sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e as possibilidades de superação, visando a ascensão profissional.

Em breve, a TV Câmara vai disponibilizar uma reportagem completa sobre a Oficina Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas.