Bocaina vai realizar tradicional Alvorada de 1 de Maio na quarta

Banda Carlos Gomes irá se reunir na Casa Paroquial e desfilar pelas ruas da cidade entoando marchas e canções brasileiras e italianas

Por Paulo Grange 30/04/2019 - 08:46

Banda Carlos Gomes mantém tradição centenária da Alvorada no feriado de 1 de Maio; evento é realizado há 127 anos

Fonte: JC  NET

Nesta quarta-feira (1), a partir das 5h, como parte de uma tradição centenária, integrantes da Banda Carlos Gomes participarão da Alvorada de 1 de Maio desfilando pelas ruas centrais de Bocaina (69 quilômetros de Bauru) e levando à população marchas e canções populares brasileiras e italianas. Durante o trajeto, como já é de costume, os músicos serão recepcionados com um café de manhã.

A origem da Alvorada é controversa. Há quem diga que ela surgiu com a fundação de Bocaina, há 127 anos. Outros contam que esse costume teria começado pelo menos três anos antes. O que se sabe de fato é que a Banda Carlos Gomes sempre esteve a frente desse evento.

De acordo com a prefeitura, os músicos irão se reunir ainda de madrugada em frente à Casa Paroquial, residência do padre Daniel Tezore. A banda sairá de lá às 5h e seguirá até alguns pontos pré-definidos, onde os integrantes serão recepcionados com farto café da manhã.

No repertório, estão clássicos do samba e sertanejo e marchas. "Hospitalidade e muito carinho envolvem cada apresentação da nossa querida e centenária Banda Carlos Gomes, dando o tom festivo no iniciar do mês de maio", diz a diretora de Cultura de Bocaina, Flávia Belchior.

"Tradicionalmente, o primeiro dia do mês de maio amanhece ao som das mais lindas canções, anunciando o despertar do Dia do Trabalhador. Isso é tradição, é história, é cultura de nossa cidade", ressalta o prefeito do município, Marco Antonio Giro (PPS), o Pipoca.

HISTÓRIA

A Alvorada é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho. Ela teria começado em 1888, na Fazenda Santana, três anos antes da vila São João Batista transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos faziam festa na fazenda com músicas, comida e vinho.

Já a Banda "Carlos Gomes" teve início em 1888, quando Bocaina ainda era a Fazenda Santana, área pertencente a Jaú. A corporação musical foi formada por imigrantes italianos. A primeira apresentação oficial e pública da banda foi realizada em 23 de junho de 1890, na festa de São João, sob a regência de Arthur Perondi.

Em 1891, o vilarejo passou a ser município São João da Bocaina. Em 1908, o nome da banda mudou para corporação musical "Príncipe Piemonte". Em seguida, mudou novamente para "Gomes Verdi", sob regência do maestro Francisco Gioiosia. Em 1927, assume a banda o maestro Túlio Ghiselli e ela volta a se chamar "Carlos Gomes".