UNOESTE

Dia histórico: 1ª turma de Medicina cola grau na Unoeste Jaú

A cerimônia reuniu os 57 novos médicos, amigos e familiares, reitoria da instituição, professores e colaboradores da universidade e autoridades municipais.

Dia histórico: 1ª turma de Medicina cola grau na Unoeste Jaú
Formandos da 1ª Turma de Medicina da Unoeste Jaú e professores Ector Gervasoni
Publicado em 28/06/2024 às 15:10

Aptos a exercer a carreira médica 57 novos médicos receberam o diploma na cerimônia emocionante que reuniu professores, amigos e familiares, além de autoridades e colaboradores da universidade

Com mais de oito mil horas aulas, a 1ª turma do Curso de Medicina da Unoeste campus de Jaú encerrou o ciclo formativo na noite dessa quarta-feira – 26 de junho. A data histórica finaliza o caminho iniciado em 1º de julho de 2018 (um domingo), quando foi realizado primeiro vestibular da universidade em campus fora de sede. Na época, a prova foi aplicada no Colégio Saint Exupéry, com uma concorrência de 10 candidatos por vaga, dando o primeiro passo para o ensino médico na Terra do Calçado Feminino. O curso começou em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti e as aulas por lá foram mantidas até o início de 2022, quando a construção do novo campus foi finalizada e a inauguração feita em agosto do mesmo ano.

Com tradição e excelência no ensino em diversas áreas do conhecimento a Universidade do Oeste Paulista celebra a conclusão da graduação da primeira turma de Medicina e a primeira a se formar no campus. Ela recebeu o nome do coordenador do curso médico, Dr. José de Oliveira Costa Filho.

A cerimônia reuniu os 57 novos médicos, amigos e familiares, reitoria da instituição, professores e colaboradores da universidade e autoridades municipais. Compuseram a mesa principal o Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste; Jorge Ivan Cassaro, prefeito de Jaú; Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, coordenadora administrativa do curso; Dr. José Oliveira Costa Filho, coordenador do curso; e os professores doutores Osvaldo Franceschi Junior (patrono) e Ana Carlotta Mott Barrientos Brandi (paraninfa).

“Com a presença do grande arquiteto do universo é com grande alegria e com muito orgulho que declaro aberta a cerimônia de colação de grau da 1ª turma de Medicina da cidade de Jaú. Hoje, celebramos não apenas o sucesso acadêmico mas também a determinação e o esforço e os sonhos realizados de cada um dos formandos aqui presentes”, disse o Dr. Cesar durante a abertura do evento no auditório da universidade.

O coordenador, professor e nome de turma relembrou junto aos novos médicos diversos momentos e conversas que tiveram ao longo dos seis anos da graduação. “Não se esqueçam da qualidade, da grandiosidade desta instituição. Carreguem isso para o resto da vida de cada um. Vocês são Unoeste para sempre e também escolheram seguir o caminho da ciência e da arte de cuidar. Escolheram uma profissão exigente, mas linda, nobre no sentido de ser honrada, de ser honrosa, e também muito gratificante”.

Novos médicos

O destaque de melhor aluno da turma foi para Gabriel José Oller Pereira. Para o novo médico, o sentimento foi de dever cumprido. “Todo o esforço, toda a dedicação foi reconhecida perante a essa premiação que recebi. E isso só foi possível graças a estrutura oferecida por essa instituição e professores que ensinam, que ajudam, que vão atrás e que, com certeza, estão preocupados com o nosso ensino. Isso é uma junção de tudo. O esforço meu e de minha família acabou sendo reconhecido e a gratidão é imensa”, comentou, entusiasmado o rapaz que ainda rememorou um momento marcante durante a graduação. “O primeiro estágio que a gente teve no hospital, que foi mais ou menos lá pelo quarto semestre da faculdade, foi para mim o momento mais marcante, com a prática hospitalar propriamente dita. A gente já tinha práticas nas UBS, mas no hospital foi o momento onde a gente conseguiu ver de uma forma mais intensa como é a realidade. Com certeza vou guardar no meu coração”.

Para o Dr. Gabriel, é importante que as pessoas saibam das vantagens e possibilidades de estudar na universidade. “Se a pessoa tem um sonho de querer fazer medicina, corra atrás, se empenhe, que com certeza vale a pena fazer aqui na Unoeste. Tem muita estrutura, suporte, principalmente em relação à didática, à pedagógica, mas também em relação à psicológica e mental. Dentro da instituição é possível se sentir incluído e com certeza tudo aqui vai conseguir suprir a necessidade de cada aluno. Valeu muito a pena ter feito e ser Unoeste”, concluiu, orgulhoso.

Quem comemorou muito também foi o Mário Lúcio Pereira, pai do Gabriel. “É muito gratificante. Somos de uma família humilde e ver ele conseguir ser o primeiro da turma é gratificante. A gente passou seis anos pedindo pra que tudo desse certo. Agradeço primeiramente a Deus, pois sem ele não seríamos nada, e nada disso seria possível. Não tínhamos condições alguma de manter ele numa universidade, principalmente de Medicina. Então foi um sonho que brotou do coração dele e transbordou para toda a família.  Essa vitória de hoje é muito gratificante para ele e consequentemente para todos nós”.

Mariana Bertucco Bazan foi a oradora da 1ª Turma de Medicina. “Além de ter sido oradora da turma fui representante de sala por seis anos e nesse tempo nós enfrentamos muitos desafios. Hoje, me sinto muito honrada e muito feliz. É uma conquista e um sonho para todos nós. É até difícil falar, não tenho palavras. É incrível estar se formando na Unoeste que nos proporcionou desenvolver habilidades enquanto médicos, mas também habilidades, atitudes e competências enquanto seres humanos nas diversas áreas que a gente atuou e aprendeu a atuar: na pediatria, geriatria, psiquiatria. Aqui, tivemos uma formação completa e agora o próximo passo ainda é de muito estudo, de buscar novas conquistas no mercado de trabalho”.

Mariana pontua que poder integrar a primeira turma de Medicina de Jaú foi incrível e sempre será memorável. “Ser dessa turma e ter estudado aqui, ter meu nome vinculado a essa instituição é maravilhoso. O mais importante é nunca desistir dos seus sonhos e lutar, enfrentar todas as batalhas de mente aberta e perseguir o que você mais sonha, mais deseja e isso eu fiz aqui na Unoeste”.

Quem acompanhou a alegria da formanda foi a irmã Cristiane Bertuco Bazan. “A Mariana foi uma guerreira, que se dispôs a luta constante e hoje é o dia da conquista.   Vou usar o trecho de uma frase conhecida ‘um sonho que é sonhado junto, ele se torna realidade’. Então, hoje, é a realização de um sonho em família, de muita felicidade. O coração está explodindo de tanta alegria. E agora ela vai encarar novos desafios, novas batalhas, mas com a certeza de ter uma base firme por ter se formado aqui”.

Homenagens

Além dos membros da mesa principal foram homenageados professores e colaboradores do campus, dentre eles, Dra. Amanda, Dr. José, Dr. Osvaldo e Dra. Anna Carlotta. Os demais homenageados foram os professores Bruna Pultrini Aquilante, Heitor Vieira Nogueira, Lenira Maria Queiroz Mauad, Murilo Costa Sousa e Rosemeire Simone Dellacrode Giovanazzi; e os colaboradores João Paulo de Moraes Melo e Marinaldo de Lucena Sarmento Júnior.

As homenagens foram conduzidas pelos formandos Maria Beatriz Tiezzi Vergara (homenagens aos pais), Diego Daltro Fernandes Gomes (homenagem aos ausentes) e Suzana Garcia Ribeiro (homenagem aos mestres). O juramento foi conduzido pela formanda Beatriz Roberta da Silva. As homenagens aos professores foram feitas pelos formandos João Pedro Esteves Alves de Souza (homenagem ao nome de turma), João lucas Contador Furtado (homenagem ao patrono) e Penélope Loguércio Quinette (homenagem à paraninfa). As formandas Maria Luísa Lopes e Karen Valedorio Zola fizeram a entrega das placas aos homenageados.

Por fim, O Dr. Cesar Lima encerrou a cerimônia com uma quebra de protocolo. Ele agradeceu a presença de todos e parabenizou todos os formados e de maneira descontraída conversou sobre expectativas, ações futuras, vínculos institucionais e pessoais. “A primeira turma de Medicina da Unoeste Jaú deixa um legado que servirá de exemplo para as futuras gerações. São os pioneiros, aqueles que abriram as portas e mostraram que é possível alcançar a excelência através do esforço contínuo e da paixão pela medicina. Parabéns, formandos! O futuro da medicina está em boas mãos”. FONTE: ASSESSORIA UNOESTE

Dr. José Oliveira Costa Filho entrega o certificado de melhor aluno para Gabriel José Oller Pereira (Foto: Ector Gervasoni)