DUPLA CIDADANIA
Jornalista jauense que mora na Espanha fala dos 150 anos da imigração e de como obter cidadania italiana
A região de Jaú é cheia de descendentes, e o assunto cidadania sempre desperta atenção por isso ela está na cidade para compartilhar sua história, os motivos que a fizeram deixar anos de profissão no jornalismo para viver uma vida na Europa
Evento será realizado no Jaú Shopping neste sábado e Amanda Gromboni compartilha experiência e do trabalho de ajudar brasileiros a obter dupla cidadania
No ano em que se celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil, muita gente quer saber da origem dos antepassados, conhecer a história da família e como obter a dupla cidadania para ter facilidades em viagem pela Europa. Um evento neste sábado, no Jahu Shopping, poderá indicar o caminho para isso. A jornalista jauense Amanda Gromboni , que mora na Espanha, vai abordar a experiência de mudar de país no evento “Passaporte para o Mundo”. Das 14h às 18h.
Por meio de nota à imprensa, ela convida interessados no tema para que participem desse encontro. “A cidadania é uma ligação que fazemos com as nossas origens. É uma oportunidade de descobrir quem foram os nossos antepassados, de onde vieram, como chegaram e o que fizeram aqui no Brasil”.
Entre as dezenas de vantagens de ter a dupla cidadania é entrar em mais 190 países do mundo apenas com o passaporte italiano, sem precisar de nenhuma outra documentação extra. Amanda ainda conta que a cidadania italiana é um investimento agora, mas uma herança para as próximas gerações.
O Brasil é o país com mais italianos fora da Itália, segundo dados da Embaixada Italiana no Brasil. Estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos e que muitos nem sabem disso. Neste ano, comemora-se os 150 anos de imigração italiana no Brasil desde a chegada em 1874 no Porto de Vitória – ES – do primeiro navio que trazia a bordo mais de 300 imigrantes vindos da Itália.
Segundo o IBGE a “grande imigração” ocorreu entre os anos de 1870 a 1920, quando os italianos representavam 42% do total dos imigrantes eu chegavam no Brasil, ou seja, dos 3,3 milhões de imigrantes, os italianos eram cerca de 1,4 milhões.
A partir de então o Brasil se tornou uma segunda casa para os italianos e ítalo-brasileiros como a jornalista Amanda Gromboni, que hoje trabalha ajudando brasileiros a reconhecerem sua cidadania italiana. Amanda é natural de Jaú, cidade que cresceu a partir das colônias italianas. Amanda conta que lembra muito da sua infância cheia de elementos e características de uma boa família italiana.
Assim como ela, a região de Jaú é cheia de descendentes, e o assunto cidadania sempre desperta atenção por isso ela está na cidade para compartilhar sua história, os motivos que a fizeram deixar anos de profissão no jornalismo para viver uma vida na Europa com o marido e os filhos, e conhecer a história de tantos ítalo-brasileiros que ali vivem.
Quem é Amanda Gromboni?
Amanda é pós-graduada em Comunicação nas Organizações e formada em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru (SP). No Brasil, trabalhou por 15 anos em televisão. Passou por Globo (Cuiabá – MT, Mogi das Cruzes – SP, Bauru – SP, Maceió – AL e Palmas – TO), SBT Interior e Record (Rio de Janeiro – RJ e Maceió – AL). Na sua trajetória pelo jornalismo, Amanda Gromboni foi apresentadora, repórter, editora e mediadora de debates eleitorais, em Maceió (AL) e Palmas (TO).
Serviço
Evento: Seu passaporte para o Mundo
Local: Jaú Shopping próximo ao Rei do Mate
Data: Sábado (3 de agosto)
Horário: das 14h às 18h