CAÇAMBARIA

Empresária de Jaú é finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Em doze anos de atividades, o pequeno negócio já recolheu cerca de 150 toneladas de materiais transformando-os em mobiliário criativo. O projeto está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.   

Empresária de Jaú é finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024
Otavio Matos/Divulgação
Publicado em 07/10/2024 às 12:17

Etapa estadual tem quinze finalistas e a vencedora será apresentada no dia 8 de outubro em cerimônia na capital paulista

O município de Jaú terá uma representante na etapa estadual São Paulo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Concorrendo na categoria Pequeno Negócio, a empresária Carolina Sachetto Panini está entre as quinze finalistas. Ela é fundadora da empresa Caçambaria, um ateliê de fabricação de móveis sustentáveis. 

Criada em 2012, a Caçambaria nasceu da mente criativa da empreendedora Carolina Sachetto Panini, com o objetivo de transformar resíduos encontrados em caçambas em móveis sustentáveis. Em doze anos de atividades, o pequeno negócio já recolheu cerca de 150 toneladas de materiais transformando-os em mobiliário criativo. O projeto está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.   

Para Carolina, estar entre as finalistas é uma maneira de incentivar a economia circular e criativa. “A visibilidade do prêmio mostra a outras pessoas a possibilidade de transformar esses projetos em negócios de impacto, de transformação social e ambiental. Às vezes as pessoas nem acreditam que sua ideia pode ser um negócio. Com essa visibilidade elas podem se inspirar enxergar potenciais negócios criativos, circulares e de impacto positivo”, comenta.   

A empresária conta que quando o projeto teve início, os conceitos da empresa eram desconhecidos e o Sebrae-SP teve um papel importante no direcionamento do negócio. “Nós somos uma empresa pioneira, que foi aprendendo no decorrer de doze anos de existência como gerir o negócio, quais os melhores caminhos e o Sebrae-SP sempre nos direcionou. Um parceiro adaptando o que é utilizado nos negócios convencionais para nossa empresa criativa, cheia de cor”, conclui.  

Para a analista de negócios Rafaela Brugnatti, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no âmbito local e leva a força da mulher para o foco nacional. “O prêmio reconhece e valida a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento local, regional, estadual e nacional. Estamos imensamente felizes em termos uma finalista na etapa estadual. Isto demonstra o quanto as mulheres vêm se destacando a frente de seus negócios”, finaliza.  

Etapas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

As vencedoras serão conhecidas no dia 8 de outubro em uma cerimônia na sede do Sebrae-SP, na capital paulista. As finalistas concorrem em cinco categorias: Pequeno Negócio, Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. A etapa paulista registrou 266 inscrições.  

As vencedoras de cada categoria seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, e serão escolhidas por região, ou seja, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Cada região terá apenas uma candidatura por categoria para disputar a fase nacional. Em vinte anos de história, mais de 200 mulheres empreendedoras receberam o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios entre as mais de 100 mil inscritas.  

A iniciativa valoriza mulheres de negócios com habilidades de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial, que impactam o social e a economia na região em que atuam. Empreendedoras de Batatais, Jaú, Morungaba, São José do Rio Preto, São Vicente, Uchôa, Votorantim e mais oito participantes da cidade de São Paulo concorrem na etapa estadual.