MEIO AMBIENTE
Atividades do Dia da Água da Águas de Jahu envolvem 1.623 estudantes
A proposta é que os participantes tenham informações sobre a importância da mata ciliar para a qualidade da água e sobre o descarte correto dos resíduos e da água de chuva
Águas de Jahu, por meio da área de Sustentabilidade, está realizando, desde a última segunda-feira (18/03), uma série de atividades, esta semana, para comemorar o Dia da Água, que é celebrado neste dia 22/03. A programação envolve 1.623 estudantes de várias escolas, com atividades diversas, enfatizando a importância da preservação da qualidade da água e do meio ambiente, além do tratamento da água e do esgoto.
Encerrando as atividades, nesta sexta-feira (22/03), 73 alunos do Colégio Saint Exupéry participam do “O Ciclo Hidrológico”, que explica cada etapa desse processo, com a utilização da linguagem ideal e material lúdico, usando figuras de guarda-chuva, nuvens, gotas da chuva e vegetação, e como cada atitude pode impactá-lo, e consequentemente na disponibilidade e qualidade da água. Segundo a líder de Sustentabilidade, Maria Burin, a proposta é frisar que “a água é um recurso finito e que, por isso, é vital que a preservemos, evitando sua poluição, pois um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. Por meio de um jogo de 7 erros, abordamos a importância de reciclar o óleo vegetal”. Ao final, é feita uma roda de conversa sobre o que foi apresentado, para reforçar a necessidade de preservar a qualidade da água.
A programação começou com 408 alunos da EE Túllio Spíndola (dia 18), em seguida com 585 estudantes da Emef Norma Botelho (dia 19), e 500 alunos das escolas Cemei Zita Sajovich e Emef Enéas Sampaio (dia 20), todas com a atividade Circuito Verde.
No Circuito Verde, há exposição de um simulador de erosão, apresentação do tratamento de água e esgoto – por meio de banners explicativos -, um estande do Programa Trata Óleo, para evidenciar a importância da coleta do óleo de cozinha usado, para evitar a contaminação do solo e da água, com distribuição de folhetos sobre o assunto e também sobre a coleta seletiva, enfatizando que lixo e água de chuva não são esgoto.
Burin comenta que, com essas atividades, a proposta é que os participantes tenham informações sobre a importância da mata ciliar para a qualidade da água e sobre o descarte correto dos resíduos e da água de chuva. “Também abordamos o Trata Óleo, que faz a troca do óleo de cozinha usado – que é transformado em biocombustível -, por óleo ou barra de sabão” Ao final, os estudantes fizeram uma discussão das atividades, tirando eventuais dúvidas ou ter mais informações sobre os temas abordados”.
Na quinta (21), 57 alunos do Colégio Saint Exupéry, visitaram a Estação de Tratamento de Águas (ETA) 1, conhecendo na prática todas as etapas do tratamento, a fim de entender o processo desde a captação até a distribuição da água tratada. “A visita visa não somente trazer o conhecimento técnico, mas também mostrar a importância do saneamento tanto para o município e seus munícipes, quanto para o meio ambiente”, comenta Burin