RIBEIRÃO PRETO

Maria Zeferina Baldaia participa de maratona para inspirar outros atletas

Maria Zeferina Baldaia se aposentou como atleta profissional em 2022, depois de uma carreira marcada por conquistas em provas icônicas, como a Maratona Internacional de Curitiba, Ela chegou a correr e vencer provas em Jaú

Maria Zeferina Baldaia participa de maratona para inspirar outros atletas
Divulgação
Publicado em 25/01/2025 às 8:38

A “Corredora do Canaviais”, ícone do atletismo brasileiro, participará da segunda edição da Maratona de Ribeirão Preto, com o objetivo de consolidar seu compromisso com o esporte e inspirar novos atletas.

A Maratona de Ribeirão Preto, em sua segunda edição, contará com a presença de Maria Zeferina Rodrigues Baldaia, uma das maiores referências do atletismo brasileiro. Conhecida como a “Corredora dos Canaviais”, Zeferina, que representa Sertãozinho e toda a região, reafirma seu legado como ícone do esporte e exemplo de superação. A prova, marcada para a manhã do dia 26 de janeiro, tem a largada prevista às 5h na Praça XV de Novembro, em frente ao Theatro Pedro II.

A atleta fará o percurso de 42 km, que promete desafiar os corredores e encantar o público ao passar por pontos emblemáticos de Ribeirão Preto, como os parques Curupira e Luiz Carlos Raya, e estádios históricos da cidade. Zeferina estará na competição para motivar outros corredores e destacar a relevância do esporte para a comunidade local. Zeferina participará da prova com o objetivo de inspirar outros atletas e reforçar a importância do esporte para a região. “Participar da Maratona de Ribeirão Preto é uma oportunidade especial não apenas para competir, mas também para incentivar outras pessoas a descobrirem o potencial transformador da corrida”, afirma a corredora de 52 anos, que se recusa a deixar as corridas de rua definitivamente.

Um legado de vitórias e inspiração

Maria Zeferina Baldaia se aposentou como atleta profissional em 2022, depois de uma carreira marcada por conquistas em provas icônicas, como a Maratona Internacional de Curitiba, a Maratona Internacional de São Paulo (duas vezes), a Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro, a Corrida de Reis (Cuiabá), a Volta Internacional da Pampulha (Belo Horizonte) e a Corrida Internacional de São Silvestre, entre outras. Hoje, ela dedica seu tempo a treinar jovens atletas em um projeto social da Prefeitura de Sertãozinho e participa de provas como corredora “amadora”, incentivando a inclusão e a participação no esporte. Além disso, também é homenageada com o Centro Olímpico Maria Zeferina Baldaia em Sertãozinho, cidade que a acolheu e que ela representa com orgulho.

A participação na Maratona de Ribeirão Preto também marca um capítulo do documentário “Zeferina – Maria Brasileira”, produzido pela Grattitude Films – com direção e roteiro de Lucas Bretas, coordenação de Samuel Prisco, produção de Junior Perini e co-produção da Gêmeos do Cinema, que teve sua produção retomada recentemente. O longa, com lançamento previsto para 2025, reviverá a trajetória da atleta desde seus primeiros passos em Nova Módica (MG) até sua ascensão como campeã e líder no esporte. “A presença de Zeferina na maratona promete não apenas motivar os participantes, mas também reforçar o legado de uma vida dedicada ao esporte e à superação”, destaca o Diretor e Roteirista Lucas Bretas.