SÉRIE A-4
Rio Branco vence a Francana no Lanchão e conquista título inédito na Série A-4
O Rio Branco foi o 'algoz' do XV de Jaú, derrotando o time jauense em pleno Jauzão por 3 a 0 na semifinal. Com isso, o Rio Branco subiu para Série A-3 e o XV segue na quarta divisão
Time de Americana passa pela Francana, que fez a melhor campanha ao longo do ano; Rio Branco foi o ‘algoz’ do XV de Jaú
O Rio Branco foi campeão do Paulista A4 Sicredi neste domingo (12) ao superar a Francana, por 2 a 1, no Estádio Dr. José Lancha Filho. Raphael Lopes abriu o placar para o time de Americana, Breno empatou na segunda metade, mas o camisa 25 marcou pela segunda vez e fechou a conta, garantindo o título inédito.
Jogando no Décio Vitta, em Americana, o Rio Branco havia vencido por 2 a 0 no último sábado (4), com gols de Gustavo Brandão e Wagninho. Agora, o time de Raphael Pereira conquistou o título, coroando a grande campanha que fez no mata-mata.
Com o apito inicial, a Francana tentou impor um ritmo agressivo para tirar a desvantagem em cima do Rio Branco. Apesar da tentativa de imposição, o time visitante se portou bem e controlou o ímpeto ofensivo rival.
O Rio Branco foi o ‘algoz’ do XV de Jaú, derrotando o time jauense em pleno Jauzão por 3 a 0 na semifinal. Com isso, o Rio Branco subiu para Série A-3 e o XV segue na quarta divisão
A primeira grande chance do jogo aconteceu aos 21 minutos, quando o Rio Branco descolou um contra-ataque puxado por David Lazzari. Ele tocou para Raphael Lopes e recebeu de volta na área, mas a finalização cruzada acabou não acertando o alvo.
Aos 41 minutos saiu o Rio Branco marcou. Procurando jogo, Raphael Lopes recebeu a bola na direita e finalizou cruzado sem chances para o goleiro Vinícius Cima, abrindo o placar no Lanchão, em Franca, e colocando 3 a 0 no placar agregado.
Na volta do intervalo, a Francana promoveu quatro alterações e demorou 20 segundos para assustar. Pedro Policarpo, que havia acabado de entrar, recebeu a bola ajeitada pelo companheiro e soltou um canudo na trave.
Logo a reação dos mandantes começou a surtir efeito. Em jogada pelo lado esquerdo, aos sete minutos, Breno tabelou com Andrey e recebeu de volta infiltrando na última linha. Sozinho, o lateral teve tempo de ajeitar o corpo e finalizar cruzado de canhota para empatar o jogo e atiçar o torcedor, que comprou a briga e apoiou o time.
A Francana quase marcou o segundo com Lucas Melo, que pegou rebote do escanteio e soltou um tiro de fora, mas a bola passou rente à trave esquerda do goleiro Eder. Rafinha também tentou, mas o goleiro espalmou.
Na reta final, o Rio Branco chegou pela direita com Vitinho, que ganhou da marcação e na linha de fundo cruzou rasteiro para Raphael Lopes aparecer aos 43 minutos na entrada da pequena área e empurrar para o fundo da rede, fechando a conta e decretando o 4 a 1 no placar agregado.
Campeão da Série A3 de 2012, o Rio Branco retorna à divisão seis anos depois de rebaixado, ao se tornar o primeiro campeão da inédita Série A4. O time de Americana ainda chegava de classificação da Segunda Divisão de 2023 para a nova quarta divisão nesta temporada.